Se se lembra da Suzuki TL1000S e sempre quis ter uma versão francesa mais bonita, temos uma surpresa para si. Esta é uma Voxan Café Racer modelo de 1997, uma moto desportiva de 996 cc produzida pelo fabricante francês entre 2000 e 2009.
Enquanto a Suzuki TL (como a maioria das Suzuki’s) foi montada como uma caixa de peças especial, a Voxan Café Racer foi feita completamente à mão. Este exemplo em particular é especialmente raro. Não só mostra apenas um quilómetro no odómetro, como o seu VIN se lê ‘001’. Isto porque é o protótipo em tamanho real e totalmente funcional que foi lançado no Salão de Motos de Paris alguns anos antes da moto ir oficialmente para o mercado.
O belo quadro foi construído por Charles Laurent, e o motor foi fornecido pela Sodemo Moteurs, um fabricante e preparador de motores francês. O motor V-twin de 72 graus e 996 cc refrigerado a líquido produzia uns saudáveis 100 cv, que era o limite ditado pela lei francesa na época.
Este protótipo DOHC contém, alegadamente, válvulas de titânio, uma cambota de tarugo, pistões forjados, bielas Pankl e um sistema de injeção de combustível quádruplo (que o modelo de fábrica nunca teve). Além do quadro e do braço oscilante artisticamente feitos, a moto está equipada com uma longa lista de peças de fabricantes de primeira linha, como a Marchesini e a Beringer. A equipa de design francesa estava definitivamente no bom caminho com a Voxan Café Racer. Ficou muito bem para uma moto com 28 anos, especialmente neste esquema de cores laranja queimado.
A moto está a ser vendida pela Iconic Motorbike Auctions, por isso, se procura uma peça artesanal da história do motociclismo francês, agora é a sua hora. E sim, vem com uma disquete para afinar a centralina (que está no auge dos anos 90).