Reversa – Imbarcadero 14 Venice preparação “avant- garde” de uma CB1000R

By on 21 Fevereiro, 2020

Impressionante sem dúvida esta preparação sobre base CB1000 R Sports Café que nos chega através do site da Return of the Café Racers, levada a cabo por Maurizio Carraro, do preparador Imbarcadero 14 Venice.

O motor é o de uma Fireblade e debita uns vigorosos 143 hp de potência, um motor que foi “suavizado” para ter uma utilização mais “soft” em ambiente urbano. Mas para além do motor também tudo o resto é praticamente novo na CB1000R, desde o quadro tubular às suspensões  Showa e às rodas com 10 braços, pouco ou nada resta do modelo da Sports Café original.

O conceito seguido por Maurizio Carraro da IMP 14 foi o de ser uma preparação ao estilo “avant garde” mas que pudesse ser simultaneamente prática para uma utilização diária. O projecto foi apelidado de REVERSA pois o conceito permitiria que todos os componentes fossem trocados pelos originais em qualquer momento ( exigência da própria Honda que impedia que o quadro e as suspensões fossem alteradas ).

Inspirado pelos antigos Lamborghinis, Marizio desenhou em 3D o projecto final e a partir de aí arrancaram para a produção. Como o prazo era curto não havia tempo para produção de moldes para fabrico de algumas das peças pelo que tudo foi produzido artesanalmente e à mão.

A peça principal única que forma o depósito e banco da Reversa foi inteiramente produzida a partir de placas de alumínio soldadas em que progressivamente se foi dando forma para contornar o chassi.  Impressionante é também o facto de essa enorme peça se fixar apenas em três pontos do chassi.

As carenagens representam também um enorme trabalho artesanal já que foram inteiramente produzidas á mão sendo ultraleve graças à utilização de titânio, material que oferece uma rigidez muito superior ao alumínio resistindo à deformação a altas velocidades. A carenagem também está fixa ao chassi através de um número limitado de parafusos.

O guiador utilizado passou a ser um típico “clip-on”, avanços característicos nas Café Racers clássicas . Tudo o resto foi também produzido internamente, iluminação, poisa-pés e o escape em carbono foi produzido por um preparador especialista na matéria a Nano-Tech S.P.A.

O resultado final é deveras impactante e a transformação total. Uma verdadeira peça de museu produzida para um próximo filme de ficção ou numa cena pós-apocalítica que envolva um protagonista que dá pelo nome de Max ( the Mad one )

Fonte: The Return of the Café Racers

Atelier Preparador: Imbarcadero 14 Venice

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!