No Japão, vários rumores apontam para a possibilidade de que a Kawasaki esteja a trabalhar numa naked retro baseada no motor de 4 cilindros e 400cc.
Um legado de prestígio
No Japão, o mercado de motos de baixa cilindrada é muito importante e a Kawasaki sempre teve um papel de liderança no segmento de 400cc, com modelos como a Z400FX e a Zephyr . Por esse motivo, quando a desportiva Ninja ZX-4R estreou no mercado , parecia natural supor que a empresa Akashi iria gostar dela e criaria uma moto retro com um nome “histórico”, a Z400RS.

A hipótese recentemente relançada pela imprensa japonesa (liderada pelos muito ativos caçadores de furos da Young Machine) é que o motor de quatro cilindros em linha de 399cc e 77 CV (80 CV com caixa de ar pressurizada) também poderia ser usado num modelo inspirado em termos de linhas nas populares Z900RS e Z650RS. O motor, revisto para oferecer uma entrega de potência menos agressiva, ainda deve garantir um desempenho brilhante e não se pode descartar a presença de uma versão “SE” com suspensão ajustável e acabamentos exclusivos . Acima e abaixo estão alguns desenhos de como esse modelo pode ser.
O nome por definir
Como já são dois na família, o nome Z400RS parece o mais lógico, no entanto, alguns rumores sugerem que a Kawasaki poderia optar por um nome diferente, talvez inspirado no seu passado glorioso. Os nomes FX e Zephyr estão entre os mais populares entre os fãs, mas não está fora de questão que a casa de Akashi surpreenda a todos com um nome original. Quando veremos isso? De acordo com fontes japonesas, a moto chegará este ano, mas a verdadeira questão é se a Kawasaki Z400RS chegará à Europa. A estreia da Ninja ZX-4R no velho continente, inicialmente considerada uma exclusividade asiática, dá-nos esperança. Só nos resta esperar!