Técnica: Estabilizador de direção EPS controlado por sensor

By on 25 Março, 2022

O EPS (Electronic Power Steering) é o que a Yamaha designa de sistema de direção para motos. Este sistema de direção hidráulica, está atualmente a ser testado no campeonato de motocross japonês, sendo uma das atrações da marca no Salão de Tóquio.

O sistema EPS já existe nos grandes ATVs da Yamaha há vários anos. Em motos, até agora apenas foi experimentado nas motos de fábrica da Yamaha do campeonato japonês. A Yamaha não quer que o EPS para motos seja entendido como direção hidráulica. O EPS destina-se a fornecer mais estabilidade, como amortecedor de direção controlado por sensor

O sistema, que a Yamaha chama de sistema de suporte de direção, funciona com um sensor de torque controlado magneticamente, que age como um amortecedor de direção e pode apoiar ativamente a direção. O EPS é montado na cabeça de direção sob a ponte superior do garfo e conectado a ambos os componentes. O atuador fica como uma caixa na frente da cabeça de direção e lembra um pouco uma grande trava de ignição. O sistema de direção pode ser instalado em praticamente qualquer quadro convencional, sem exigir muito espaço. Não se sabe se e como o EPS está ou pode ser conectado a possíveis outros sistemas eletrónicos.

“Originalmente, era uma tecnologia que cresceu no departamento de pesquisa, mas desta vez decidimos colocá-la na máquina de fábrica de motocross totalmente japonesa que o grupo YZ e o departamento de estratégia da MS estão a promover em conjunto e a desenvolver em conjunto com o departamento de pesquisa e três grupos”, disse a propósito Yu Shibuya, do Departamento de Estratégia da MS, Departamento de Gerenciamento da Yamaha Motor MS.

 O EPS já foi utilizado por Jay Wilson no Campeonato Japonês de Motocross em 2021

Como amortecedor de direção, o EPS só funciona em altas velocidades de direção e amortece os impactos no guiador. A direção servo-assistida (de forma hidráulica) funciona apenas em velocidades de direção muito baixas e deve apoiar o processo de direção.  

Tal sistema pode ser um importante alicerce para a condução semiautomática, automatizada ou autónoma, que ainda é um sonho de futuro para as motos de hoje. Em motos de série, o seu uso para apoiar sistemas dependentes de ângulo de inclinação é muito mais tangível. O ABS de curva ou o controle de tração, poderiam intervir sem diminuir a potência do motor e, assim, impedir a roda dianteira de derrapar numa travagem ou mesmo se o ABS não estiver a funcionar.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments