Técnica – Honda desenvolve sistema de controlo automático da direção

By on 29 Outubro, 2020

A MARCA ALADA REGISTOU UMA PATENTE PARA UM SISTEMA CAPAZ DE GERENCIAR, ALÉM DA ACELERAÇÃO AUTOMÁTICA E TRAVAGEM, TAMBÉM A ASSISTÊNCIA DA DIREÇÃO. UM PROJETO QUE ABRE NOVOS HORIZONTES TECNOLÓGICOS… MAS ESTARÁ VOCÊ DISPOSTO A ABDICAR DO QUE SABE EM TROCA DE UM ‘PILOTO AUTOMÁTICO’?

Se a nova Ducati Multistrada V4 vai chegar de série com um sistema de tecnologia de radar que comanda automaticamente a moto na aproximação inesperada de outros veículos, representando de fato uma revolução no mundo das duas rodas e um novo nível de excelência em termos de conforto e assistência de condução, a Honda não se fica atrás nas ajudas à condução. A novidade é um sistema capaz de gerir um automatismo na aceleração e travagem e, principalmente, uma assistência de direção.

Coluna de direção e servo-motor acionados por um sistema eletrónico que lê sensores colocados no painel de instrumentos e traseira da moto

O PROJETO INOVADOR

Conforme relatado pela Motorcycle News (MCN), a Honda avisa que o projeto vem totalmente de dentro da empresa. As imagens mostram um servo motor posicionado atrás da direção, conectado à forquilha por uma corrente. Mas, como funciona?

Pense nos recentes sistemas de cruise control adaptativos que, graças a radares e câmaras, mantêm a distância de segurança de outros veículos, intervindo nos travões e acelerador. O mesmo processo ocorre com o sistema de assistência de direção que intervém, por exemplo, para evitar derivas repentinas, ou movimentos perigosos da frente da moto (ainda não sabemos se o controlo de tração e o ABS estão envolvidos no mecanismo).

CAMARAS E SENSORES

O sistema de controlo automático de direção da Honda não é um sistema de condução autónoma nem nada parecido, que dariam responsabilidades tecnológicas acrescidas, mas também vai para além do que é um vulgar sistema de direção elétrica de um automóvel. Um papel fundamental é desempenhado pelos sensores e câmaras, cada vez mais presentes nos projetos dos fabricantes e que combinam tecnologia e condução. Na patente da Honda, vê-se no painel da moto uma camara posicionada a apontar para o tronco do piloto (para controlar constantemente os seus reflexos e atenção) enquanto outra está na traseira virada para trás, previsivelmente a controlar a aproximação de veículos.

Então, podemos questionar: até quando vão ser precisos espelhos nas motos, irão desparecer? O desenvolvimento de todas estas tecnologias ainda levará muito tempo, vão revolucionar o conceito de condução, tornando o condutor cada vez menos condutor e apenas um supervisor. Um passo que, certamente não agradará à grande da maioria dos condutores atuais…

Atual controlo eletrónico de direção da HONDA CBR1000RR-R (HESD)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x