TVS investe 120 milhões na Norton que também terá motos elétricas

By on 26 Abril, 2022

Um forte investimento de 120 milhões de euros para tornar a Norton Motorcycles num player de primeiro plano, renovando os modelos já existentes e fazendo uma aposta no futuro elétrico, são em resumos os planos da indiana TVS para reerguer a lendária marca britânica.

O histórico fabricante britânico fez um retorno promissor sob a liderança de então proprietário Stuart Garner, e prometeu a chegada iminente de máquinas mais acessíveis. No entanto, a má gestão financeira da empresa levou à sua falência e expôs um escândalo sobre o uso do fundo de pensão da empresa pelo seu proprietário .

Após este revés, a Norton Motorcycles foi comprada em abril de 2020 pela gigante indiana TVS Motor, determinada a restaurar a imagem da marca com um passado glorioso e ancorar a Norton entre os principais fabricantes. Para isso, o grupo indiano não perdeu tempo em realizar uma grande reestruturação da empresa britânica, incluindo a construção de novas instalações de produção em Solihull .

A partir de agora, a TVS Motor dá mais precisão financeira ao seu compromisso e anuncia investir nada menos que 100 milhões de libras esterlinas (aproximadamente 118,69 milhões de euros) na Norton Motorcyles. Este investimento já começou com a instalação em Solihull, mas também com a modificação do V4 SV e da 961 Commando, cujas versões estão eliminadas de seus problemas técnicos e serão lançadas em breve.

O resto do investimento será utilizado principalmente para alargar a autonomia, nomeadamente através da eletrificação… Sim, a Norton também será fabricante de motos elétricas! E nesse aspeto a TVS não é uma estreante e também poderá trazer o seu know-how para solo inglês, já que o fabricante está atualmente a desenvolver uma moto elétrica para a BMW.

De acordo com Sudarshan Venu, vice-gerente geral da TVS, esses investimentos vão criar diretamente entre 250 e 300 empregos na Norton, mas também entre 500 e 800 cargos em empresas da cadeia de suprimentos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments