Yamaha D’elight 2021 – Mais bela e light que nunca!

By on 26 Novembro, 2020

COM O NOVO E MODERNO DESIGN E O MOTOR BLUE CORE DE CILINDRO ÚNICO EURO 5, AGORA NADA FALTA À YAMAHA D’ELIGHT 125 DE 2021 PARA SER UMA IRRESISTÍVEL PROPOSTA URBANA. CONTA NO EQUIPAMENTO COM O CONVENIENTE SISTEMA DE STOP AND START, CONSUMOS DE APENAS 1,8 L/100 KM E SOMENTE 101 KG PARA SE TORNAR UMA DAS SCOOTERS MAIS AGRADÁVEIS E LEVES DO MERCADO DE DUAS RODAS.

Tal como a NMax 125, que acaba de ser renovada pela Yamaha, toda a linha urbana de “Mobilidade Urbana” da marca dos três diapasões foi atualizada para a safra de 2021. Como a sua prima desportiva, a leve D’elight 125 evoluiu tanto técnica quanto esteticamente.

A scooter Yamaha D’elight já havia sido completamente modernizada em 2017, e não demorou muito para mudar seu visual. A carenagem redesenhada da Yamaha oferece um estilo muito diferente, com um farol redondo e piscas embutidos na carenagem que a aproximam em termos de visual de alguns modelos italianos.

MOTOR EU5 BLUE CORE DE 125 CC

O que faz da D’elight uma scooter para deslocação urbana ideal é o seu motor de 125 cc incrivelmente silencioso e económico, totalmente em conformidade com a norma EU5 para 2021. Desenvolvida com a tecnologia Blue Core de vanguarda da Yamaha que assegura uma eficiência de funcionamento ideal, o mais recente motor produz o binário máximo logo às 5000 rpm, uma velocidade de motor consideravelmente mais baixa do que as outras scooters na sua classe.

A par do peso extremamente baixo da D’elight, isto contribui para uma excelente relação peso-potência que oferece uma aceleração dinâmica e reativa. E como o binário máximo do motor é produzido a rotações muito mais baixas do que em muitas outras scooters, a D’elight oferece uma condução mais relaxada e divertida. Conta também com a mais recente tecnologia de motor Start & Stop comutável.

Quando o sistema é ligado, a função Start & Stop desliga automaticamente o motor sempre que a scooter para num cruzamento ou num semáforo para minimizar a poluição local e reduzir os custos de combustível, sendo reiniciada instantaneamente ao soltar os travões e acionar o acelerador. Além disso, com este sistema ligado alcança-se uma excelente poupança de combustível, na ordem dos 1,8 litros por cada 100 km percorridos.

A MAIS LEVE DA CLASSE

Com apenas 101 kg com combustível e óleo, a nova D’elight é a mais leve scooter na sua classe, o que faz dela a escolha ideal para os condutores e condutoras principiantes em ambiente urbano. Este peso extremamente baixo oferece várias vantagens, incluindo uma maior agilidade, nomeadamente no trânsito urbano de “para-arranca”, além de facilitar muito o estacionamento e a colocação da scooter no descanso.

MAIS ESPAÇO SOB O BANCO

A D’elight conta com um espaço de arrumação de grandes dimensões por baixo do banco, pelo que é a escolha ideal para as deslocações urbanas do dia a dia. O banco duplo confortável pode ser desbloqueado para revelar uma arrumação à prova de água que é suficientemente grande para acomodar um capacete integral, um dos únicos modelos na sua classe a conseguir fazê-lo. Também é o local ideal para transportar vários objetos pessoais ou profissionais de forma segura, e é perfeito para quando precisa de fazer compras de última hora.

RODA DIANTEIRA DE 12 POLEGADAS

A nova D’elight está equipada com uma roda dianteira de 12 polegadas que contribui para as características de condução urbana extremamente ágeis. As jantes de liga leve com 6 raios minimizam o peso não suspenso e contribuem para esta ser a scooter mais leve na sua classe, com o pneu dianteiro 90/90-12 e o pneu traseiro 100/90-10 a proporcionarem uma excelente aderência.    

PREÇO E DISPONIBILIDADE

A D’elight estará disponível nos concessionários Yamaha a partir de janeiro de 2021, não se sabendo ainda o preço. A D’elight 125 tem 3 opções de cor disponíveis: Pearl White, Power Black e Lava Red.

CARACTERÍSTICAS CHAVE DA D’elight

Motor Blue Core EU5 de 125 cc – maior eficiência em termos de consumo de combustível, funcionamento mais limpo

Excelente poupança de combustível: Start & Stop ligado: 1,8 litros/100 km

Baixas emissões de CO²: Start & Stop ligado: 42 g/km

Design da carenagem elegante e moderno com apelo universal

Tecnologia Start & Stop comutável para ligar/desligar motor

Ser a mais leve na sua classe assegura-lhe uma agilidade simplificada e estacionamento sem complicações

Espaço de arrumação debaixo do banco para a comodidade nas deslocações urbanas diárias

Novo farol arredondado e instrumentos LCD de maior dimensão com velocímetro analógico

Roda dianteira de 12 polegadas para uma condução ágil

Piscas integrados na dianteira com lâmpada de presença montada na carenagem

Nova aderência assistida para facilitar o estacionamento

Condução permitida com carta B*

*Poderão aplicar-se limitações e restrições consoante o país e em função das leis aplicáveis

FICHA TÉCNICA

Yamaha D’elight 125 2021

MOTOR

Tipo: monocilíndrico a 4 tempos, SOHC, 4 válvulas, com arrefecimento líquido, Euro5

Cilindrada: 125 cc

Diâmetro x curso: 52,4×57,9 mm

Taxa de compressão: 10.2:1

Potência máxima: 6,2 kW(8,4 CV) às 7000 rpm

Binário máximo: 9,8 Nm(1 kgm) às 5000 rpm

Sistema de lubrificação: cárter húmido

Alimentação: injeção de combustível

Sistema de ignição: TCI

Arranque: eléctrico

Transmissão: automática, com correia trapezoidal

Consumo de combustível: 1,8L/100km

Emissões CO2: 42g/km

CICLÍSTICA

Suspensão dianteira: forquilha telescópica com 81 mm de curso

Suspensão traseira: braço oscilante, 68 mm de curso

Travão dianteiro: Disco

Travão traseiro: Tambor

Pneus (Fr./Tr.): 90/90 x 12’ e 100/90 x 10’

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES

Comprimento total: 1805 mm

Largura total: 685 mm

Altura total: 1160 mm

Altura do assento: 800 mm

Distância entre eixos: 1275 mm

Distância mínima ao solo: 125 mm

Peso: 101 kg

Capacidade do depós. Combustível: 5,5 l

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x