Yamaha – Mais vítimas do Euro 5: FJR 1300, SuperTénéré e R6 com fim anunciado

By on 22 Novembro, 2020

A PAR DE NOTÍCIAS BOAS, COM O LANÇAMENTO DE NOVOS MODELOS E LIGEIRAS ATUALIZAÇÕES PARA O PRÓXIMO ANO, VAMOS TENDO OUTRAS NOVAS MENOS BOAS… PARA NÃO DIZER MÁS!  FIM DE LINHA PARA A FJR1300, SUPER TÉNÉRÉ E “STREET” R6; A EURO5 ACABA COM ESTES MODELOS.

A Yamaha decidiu não atualizar os motores das suas FJR1300, Super Ténéré e R6 de acordo com as novas normas de emissões e cessará a produção a partir de 1 de Janeiro de 2021.

Estas são datas em que as marcas estão a bombardear-nos com os seus novos modelos de 2021, motos novas que chegam melhoradas para o próximo ano e que também cumprem a norma Euro5, que será obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2021. Por esta razão, todos aqueles modelos que não se adaptem a este regulamento – expresso na diretiva da UE 168/2013, terão proibida a sua venda no mercado.

Os novos modelos que foram lançados no mercado a partir de 1 de Janeiro de 2020, já tinham de cumprir a exigente Euro5, e as marcas tiveram 12 meses para adaptar os modelos existentes para 2021. Cada marca jogou as suas cartas como podia e queria, e as vítimas que a Euro5 reivindica nas fileiras da Yamaha não vão tardar a chegar. É por isso tempo de dizer adeus à Yamaha FJR1300, à Yamaha XT1200Z Super Ténéré e à Yamaha R6 homologada para estrada.

Yamaha FJR1300

A Yamaha FJR1300 é um mito sobre rodas. Uma moto que já vendeu mais de 120.000 unidades em todo o mundo desde 2001. Uma sport-turismo como poucas outros, um tapete voador capaz de transmitir conforto e sensações desportivas que realizaram os sonhos de milhares e milhares de amantes de viagens. E de facto, como diz a Yamaha, “a FJR alcançou o estatuto de culto entre muitos milhares de motociclistas europeus”.

Mas os tempos estão a mudar e a Yamaha decidiu não adaptar o motor da sua FJR aos novos regulamentos Euro5. Por conseguinte, a FJR cessará a produção a partir de 1 de Janeiro de 2021. Esta moto, escolhida por muitas forças policiais na Europa (inclusive em Portugal) como o seu veículo de combate, vai passar ao estatuto de mito, uma moto de coleção que os mais românticos ainda poderão adquirir na sua versão Ultimate Editon – antes do Euro5 a apagar das lojas.

Agora a questão é esta: irá a Yamaha substituir a sua FJR por uma nova sport-turismo?

Yamaha XT1200Z Super Ténéré

Outra moto mítica que nos está para deixar é a Yamaha XT1200Z Super Ténéré, ou simplesmente Super Ténéré para os amigos. A adventure maior da Yamaha diz adeus após 10 anos a proporcionar inúmeras aventuras aos amantes de viagens ilimitadas. Tem lutado num segmento difícil e competitivo onde outras marcas impuseram os seus modelos nas listas de vendas, mas o carácter peculiar do motor de 270 graus de cambota alinhada da Super Ténéré vai permanecer sempre na memória.

Depois da versão básica veio a 1200ZE: os rivais pressionavam fortemente e a maior das Ténéré teve de ser actualizado com suspensões electronicamente ajustáveis e um pacote tecnológico maior. Optou por uma transmissão por eixo cardan, o que lhe permitiu oferecer uma manutenção mais relaxada em longas viagens, mas a partir de 1 de Janeiro de 2021 a Super Ténéré, a ‘big trail’ da Yamaha, deixará de ser produzida. Haverá substituta?

Yamaha YZF-R6

Em 2021 também nos despedimos da Yamaha R6. Ou, pelo menos, a sua versão ´legal’, porque haverá a versão RACE exclusiva para circuito. Antes do Euro5, se não adaptar a sua moto, existem duas opções: retirá-la do mercado ou utilizá-la apenas em circuitos fechados, uma vez que os regulamentos só se aplicam aos veículos que viajam em vias públicas. No caso da R6, a decisão foi a segunda.

Deste modo, a R6 ainda estará viva nas pistas, mas já não poderá comprar uma para desfrutar nos fins-de-semana ou nas suas estradas de montanha favoritas.

A Yamaha afirma que o resto da sua gama de supersport será actualizada para os padrões Euro5 até ao final de 2021, por isso vamos esperar até lá para ver o que eles têm reservado para nós.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x