e-Mobilidade: Um dia de Seat MÓtosharing na Cidade Condal

By on 22 Novembro, 2020

O MOTOSHARING GANHA UTILIZADORES NAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO, COM SERVIÇOS COMO O OFERECIDO PELA SEAT MÓ. A SEAT MÓTOSHARING TEM UMA FROTA DE 632 MOTOS 100% ELÉTRICAS ESPALHADAS PELA CIDADE DE BARCELONA. OFERECE-SE MOBILIDADE SEM RUÍDO, SEM FUMO, EQUIVALENTE A 125 CC, ACESSÍVEL E PARTILHADA, COM TRÊS MODOS DE CONDUÇÃO DIFERENTES. AS MOTOS SÃO RESERVADAS USANDO A APP SEAT MÓ NO SMARTPHONE E ESTÃO HIGIENIZADAS CONTRA A COVID-19.

O curioso disto tudo, é que foi preciso ser uma marca do mundo das quatro rodas a ter esta feliz ideia, uma marca sediada na cidade condal: a SEAT. Trata-se de um excelente exemplo, de como a moto se combina com a cidade, de como resulta em mobilidade alternativa, numa altura em que tanta gente contesta o uso dos transportes públicos pelo momento em que todos vivemos.

Vamos ver então que se passa, aqui mesmo ao nosso lado, e como os ‘nuestros hermanos’ estão a resolver estar questão, através do mótosharing!

UM ÓTIMO EXEMPLO

Está um dia de sol em Barcelona. São quase nove horas da manhã, e Emilio sai do ginásio para ir trabalhar. Tira o telemóvel do bolso, abre a app SEAT MÓtosharing e encontra rapidamente uma moto perto dele. Com a mesma app, desbloqueia a moto e está pronto para atravessar a cidade até ao escritório. Mas a viagem desta moto, ainda agora começou. Este é um dia de motosharing através dos seus utilizadores.

Uma moto está sempre nas redondezas, omnipresente! O serviço de motosharing da SEAT MÓ tem uma frota de 632 motos 100% elétricas espalhadas por Barcelona, com liberdade de circulação em toda a cidade de 6h da manhã e as 2h da madrugada. “Antes de usar este serviço, às vezes chegava em cima da hora ao trabalho, mas desde que o uso até posso treinar um pouco mais no ginásio porque encontro sempre uma moto por perto; fez-me ganhar tempo”, explica Emilio.

Uma app para tudo. Encontrar a moto é simples: a aplicação mostra a que está mais próxima, bem como o seu nível de bateria. “Ligo a moto sem chave, com a aplicação, e assim que chego ao meu destino só tenho de assinalar que terminei a viagem e o pagamento é feito automaticamente a partir do meu cartão associado”, comenta Emilio. Esta aplicação foi desenvolvida pela SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software da empresa, também sediado em Barcelona.

Sustentável e partilhado. Pouco depois de Emilio ter estacionado a moto, chega a Marina, uma estudante de 22 anos que usa o serviço diariamente. “Estou muito preocupada com o ambiente e a sustentabilidade, por isso as motos elétricas da SEAT MÓ são a melhor opção de micromobilidade para mim”, argumenta a Marina. Vai para a universidade para se encontrar com uma amiga. Ao chegar à faculdade, a Marina encontra-se com a Ada. “Ainda estou a tirar a carta de condução, mas não há problema, porque a moto tem espaço para dois e inclui dois capacetes, por isso continuo sempre como acompanhante.”, conta Ada.

Um modo para cada necessidade. A partir do guiador pode mudar-se facilmente de modo, de acordo com as necessidades da viagem: Standard, até 50 km/h, para os trajetos de cidade; Personalizado até 75 km/h, para estradas não urbanas e Extra, até 96 km/h para contornar as faixas mais rápidas. As meninas vão para Montjuïc, por isso escolhem o modo Personalizado: “é intermédio e serve tanto para trajetos urbanos como para ir por vias mais rápidas”, comenta Marina ao estacionar a moto.

Sem preocupações. São seis da tarde, começa a escurecer e Carlos, gestor numa seguradora, sai do seu último cliente do dia. “Para o meu trabalho, tenho de me mover muito por Barcelona, de cliente para cliente, por isso preciso de um transporte rápido e que me permita estacionar confortavelmente onde quer que eu vá e não tenha de me preocupar com o reabastecimento de combustível.”, explica. “Que esteja tudo incluído no serviço, o seguro, os capacetes, a bateria e a manutenção, é menos uma preocupação”, confidencia. Sobe para a moto e vai buscar jantar para levar para casa. Decide entrar no restaurante Ametller Origen da CASA SEAT, em pleno Passeig de Gràcia de Barcelona, e estaciona a mota mesmo em frente, pronta para continuar a transportar mais histórias.

A SOLUÇÃO ANTI-COVID

Saúde à frente de tudo. As motos da SEAT MÓtosharing estão protegidas contra os vírus, especialmente a COVID-19: tanto as motos como os seus acessórios estão revestidos com Liquid Guard, um produto ecológico e pioneiro em Espanha financiado pelo programa europeu EIT Urban Mobility, que elimina 99,9% de bactérias e vírus, por isso protege o utilizador. Além disso, também inclui diversas redes de cabelo descartáveis e individuais e toalhitas hidro-alcoólicas. “Esta moto tem transportado muitas pessoas durante todo o dia, mas eu sei que todas as medidas de segurança são seguidas e sinto-me seguro e protegido”, assegura Carlos.

Os hábitos de consumo de mobilidade tendem a ser modelos de pagamento em utilizações mais flexíveis, por isso a partir da SEAT MÓ “optámos por um modelo de mobilidade a pedido em que o utilizador escolhe a opção que melhor se adapta às suas necessidades”, destaca Lucas Casasnovas, director de SEAT MÓ. Neste sentido “a micromobilidade provou ser uma solução para muitos dos dilemas dos cidadãos, tornando-se num serviço de transporte eficaz que melhora o ambiente, o congestionamento das cidades e a qualidade de vida e necessidades de mobilidade das pessoas”, conclui.

24 horas depois, outro dia começa, desta vez para duas jovens que vão a caminho da faculdade, sem pressas, sem fumos, com tempo para tomarem calmamente o café da manhã…

COMO A SEATMÓ ESTÁ SER PIONEIRA NAS NOVAS SOLUÇÕES DE MOBILIDADE

Lucas Casanovas, director da SEATMÓ, explica como a marca espanhola está revolucionar a mobilidade urbana. A SEAT esteve presente no Smart City Live 2020 – encontro anual sobre o futuro e as tendências de mobilidade das cidades e que foi realizado digitalmente – ficando decidido que a micromobilidade chegará à Grécia, graças ao projeto do Grupo Volkswagen para transformar a mobilidade da ilha grega Astypalea.

Durante a sua intervenção, Lucas Casasnovas sublinhou que “a SEAT entende a mobilidade como um direito fundamental e sob essa convicção nasceu a SEAT MÓ. Analisar e compreender o comportamento e os hábitos dos cidadãos é essencial para oferecer soluções que se adaptem às suas necessidades.”

Uma das mais recentes soluções que a SEAT MÓ lançou foi o seu serviço de motosharing em Barcelona, que conta atualmente com mais de 30.000 downloads na sua app. “Um cidadão passa, em média, cinco dias por ano em engarrafamentos e à procura de estacionamento. Barcelona é uma das cidades com mais motas da Europa e aí vimos a janela de oportunidade para desenvolver o nosso projeto de motosharing para permitir que os cidadãos cheguem ao seu destino mais rapidamente, sem ruídos e sem emissões”, diretor deste novo serviço que faz parte da nova realidade digital que nos traz um mundo mais saudável e limpo.

Fiquem atentos, esta é a nova realidade, da qual, infelizmente, muitos ainda estão distantes, ou nem sequer a perceberam…

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x