Yamaha NMax 125 2021, o melhor compromisso urbano

By on 24 Novembro, 2020

PARA 2021, A SCOOTER YAMAHA NMAX 125 FOI REVISTA EM TODAS AS SUAS LINHAS, RECEBEU O NOVO MOTOR EURO5, PASSA A CONTAR COM SISTEMAS DE START&STOP E CONTROLO DE TRAÇÃO, PARA ALÉM DA CONECTIVIDADE BLUETOOTH ATRÁS DA APLICAÇÃO MY RIDE.   

Nunca antes a linha Urban Mobility da Yamaha tinha sido tão relevante e importante para todas as pessoas que vivem, trabalham ou se divertem na cidade. A pandemia do Covid19 deu um grande impulso à tendência de Nova Mobilidade Pessoal, com muitas pessoas a mudarem os seus comportamentos e a procurarem soluções de transporte alternativas, que lhes permitirão evitar lugares sobrelotados para se manterem seguras e protegidas.

Os modelos Urban Mobility da Yamaha oferecem a cada condutor uma forma acessível e fiável de deslocação dentro da cidade e arredores. Cada modelo está equipado com transmissão “twist-and-go” totalmente automática que facilita a sua condução. Além disso, as novíssima NMAX 125 pode ser conduzida com uma carta de condução B em vários países europeus*, o que oferece aos condutores de automóveis uma solução rápida e simples em duas rodas.

EM HARMONIA COM A VIDA URBANA

A NMAX 125 é o modelo mais vendido da Yamaha na classe Urban Mobility, com mais de 72.000 unidades vendidas até hoje e, a par da NMAX 155, representa cerca de dois terços de unidades da Yamaha neste segmento cada vez mais importante.  Para levar a NMAX a um novo patamar e atrair uma audiência global ainda maior, a empresa reformulou totalmente este modelo importante, que estará novamente disponível nas variantes de 125 cc e de 155 cc.

Apresentada pela primeira vez em 2015, a NMAX é uma scooter premium com um carácter desportivo para o mercado de entrada de gama. Esta combinação especial de uma performance de motor dinâmica, a par de um excelente conforto de condução e uma economia fantástica, assegurou o seu êxito contínuo. A sua forte performance e excelente relação qualidade/preço fazem desta a moto para deslocação urbana ideal para os condutores e condutoras que precisam de um transporte diário rápido, fácil e fiável.

O seu apelativo design desportivo e o seu carácter divertido fazem dela o veículo ideal para os condutores mais jovens com uma vida social agitada. A NMAX 125 também pode ser conduzida com uma carta de condução B* em vários países europeus, o que faz dela uma alternativa real ao automóvel para todas as viagens, exceto para as distâncias mais longas.

NOVO DESIGN

Para 2021, a NMAX 125/155 da Yamaha conta com um novíssimo design da carenagem, bem como um novo quadro e acabamentos premium com detalhes adicionais. O motor Blue Core está totalmente em conformidade com a norma EU5. A novíssima carenagem dianteira está equipada com os novos faróis LED em estilo “twin-eye” e uma luz de presença integrada que lhe confere uma aparência mais dinâmica e sofisticadas. Além disso, os piscas traseiros e o farolim traseiro integrados reforçam a especificação premium da NMAX 125.

A mudança mais significativa é provavelmente a instalação da Unidade de Controlo de Comunicações Simples da Yamaha, líder do segmento, com total conectividade, e que oferece a cada cliente uma experiência de condução mais divertida e mais informada.

MOTOR EURO5 BLUE CORE

O motor monocilíndrico de 125 cc a 4 tempos e com 4 válvulas com refrigeração a líquido da NMAX foi desenvolvido através da sofisticada tecnologia de motor de baixa cilindrada Blue Core da Yamaha, concebido para atingir os mais elevados níveis de poupança de combustível, ao mesmo tempo que melhora a performance divertida da scooter.

A tecnologia Blue Core centra-se em três áreas: aumentar a eficiência da combustão, reduzir a perda de potência e melhorar a eficiência de arrefecimento. Faz parte de um processo contínuo em constante evolução para assegurar que a NMAX (e qualquer outra Yamaha de baixa cilindrada) continua a conseguir oferecer a combinação ideal de potência, divertimento e economia.

A tecnologia de atuação variável das válvulas (VVA) do motor é uma das tecnologias chave deste motor Blue Core que conta com uma árvore de cames de admissão especial composta por dois perfis das cames, um ideal para as baixas a médias rotações e o outro para as altas rotações. O sistema VVA alterna automaticamente entre os dois perfis para conseguir as mais eficientes características de combustão, o que proporciona uma performance dinâmica e elevados níveis de eficiência do motor.

O motor produz 9 kW às 8000 rpm para proporcionar uma forte aceleração, e foi desenvolvido para o manter à frente do trânsito urbano. A par de um consumo de combustível extremamente baixo, esta scooter para deslocações urbanas é uma das formas menos dispendiosas de deslocação, e também um dos modos mais divertidos de transporte urbano.

NOVO DESIGN DO QUADRO

Apesar de estar em grande parte oculto atrás da nova carenagem, o novo quadro da NMAX 125 foi concebido para oferecer várias melhorias significativas em comparação com o modelo atual. Uma das principais características é o novo design do túnel central que acomoda um depósito de combustível de 7.1 litros. Está assim garantida uma autonomia de cerca de 300 km entre reabastecimentos.

O novo quadro, a par da carenagem redesenhada, também melhora a ergonomia para proporcionar uma condução mais confortável. A massa foi também centralizada para proporcionar maior agilidade e melhor manobrabilidade.

SISTEMA DE CONTROLO DE TRAÇÃO

Muitos clientes da NMAX 125 poderão ser principiantes nas duas rodas, pelo que a leveza e a agilidade desta moto para deslocações urbanas fazem dela a escolha perfeita. O Sistema de controlo de tração aumenta a confiança do condutor ao acelerar em pisos molhados ou escorregadios ao limitar instantaneamente a potência da roda traseira quando é detetado qualquer sinal de derrapagem do pneu.

TECNOLOGIA START & STOP

O novo motor Blue Core de 125 cc em conformidade com a norma EU5 é o grupo motopropulsor mais económico e de funcionamento mais limpo alguma vez equipado na NMAX. A nova tecnologia Start & Stop comutável ajuda a reduzir ainda mais a poluição local e a reduzir os gastos em combustível. Quando o sistema é ligado, a função Start & Stop corta automaticamente o motor sempre que a scooter para num cruzamento ou num semáforo, e volta a ligá-lo instantaneamente quando solta os travões e o acelerador é acionado.

CONECTIVIDADE BLUETOOTH

A NMAX é a primeira scooter a contar com a Unidade de Controlo de Comunicações Simples (SCCU) da Yamaha, um componente de tecnologia eletrónica fácil de utilizar desenvolvido para manter o condutor informado, e tornar cada viagem mais divertida e gratificante.

Os proprietários das NMAX 125 e 155 podem transferir a aplicação gratuita MyRide da Yamaha para o smartphone e, em seguida, emparelhar o dispositivo com a SCCU por Bluetooth quando estão junto à unidade. Depois de ligada, a aplicação MyRide dá ao condutor acesso total a uma vasta gama de informações técnicas e operacionais, incluindo o estado do óleo e da bateria, o consumo de combustível e muito mais. Está inclusivamente disponível um localizador de estacionamento que permite ao condutor localizar a NMAX através da última localização ligada do telemóvel.

Com a MyRide, cada proprietário da NMAX também pode aceder a várias funcionalidades fascinantes, incluindo o Ride & Record, que regista dados como o ângulo de inclinação, a aceleração, a velocidade, a distância e muito mais dos percursos anteriores. Os dados podem ser partilhados com outros utilizadores da MyRide em todo o mundo, bem como descobrir e partilhar novas rotas de condução.

Quando o novo modelo estiver disponível nos concessionários Yamaha, todos os proprietários da NMAX terão acesso a um vídeo tutorial que lhes mostra como utilizar a aplicação MyRide para tirarem o máximo partido da sua vasta gama de funcionalidades.

PREÇO, DISPONIBILIDADE E CORES

A NMax 125 estará disponível nos concessionários Yamaha a partir de março de 2021, chegando mais tarde a NMAX 155 que estará disponível nos concessionários da marca a partir de agosto de 2021. As cores disponíveis na NMax 125 e NMax 155 serão três: Anodized Red, Phantom Blue e Power Grey. Os preços ainda não foram definidos pelo importador.

CARACTERÍSTICAS DA NMAX 125

  • Motor EU5 Blue Core de 125 cc – redução de emissões com maior economia de combustível
  • 9.0 kW às 8000 rpm
  • Excelente poupança de combustível: Start & Stop ligado: 2,2 litros/100 km
  • Baixas emissões de CO²: Start & Stop ligado: 52 g/km
  • Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA)
  • Novo design de carenagem desportivo
  • Novo design do quadro para melhorar a ergonomia e facilitar a manobrabilidade
  • Sistema de controlo de tração
  • Tecnologia Start & Stop comutável para ligar/desligar motor
  • Faróis LED “twin-eye”, luzes de presença incorporadas e piscas integrados
  • Conectividade Bluetooth com a Unidade de Controlo de Comunicações Simples (SCCU)
  • Ignição sem chave “Smart Key”
  • O depósito de combustível de 7.1 litros de grande dimensão proporciona cerca de 300 km entre reabastecimentos
  • Espaço de arrumação por baixo do banco
  • Instrumentos LCD conectados
  • Tomada 12 V e compartimentos dianteiros
  • Travões de disco dianteiro de 230 mm e traseiro de 230 mm, ambos equipados com ABS
  • Condução permitida com carta B*

*Poderão aplicar-se limitações e restrições consoante o país e em função das leis aplicáveis

CARACTERÍSTICAS DA NMAX 155

  • Motor EU5 Blue Core de 155 cc
  • 11,1 kW a 8000 rpm
  • Maior aceleração e velocidade máxima, ultrapassagens mais fáceis
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x