Yamaha tem a caminho uma nova geração da YZF-R1?

By on 22 Junho, 2022

A Federação Internacional de Motociclismo atualizou recentemente a sua lista de veículos de competição aprovados para 2023, onde consta o nome de uma Yamaha YZF-R1 somente para pista. Será o primeiro sinal de que uma nova geração das R1 e R1M possam estar a ser preparadas em Iwata?

A referida lista, aprovada e intitulada como “Veículos de competição reconhecidos pela FIM” incluia principalmente modelos de motocross, enduro, trail e ATVs, mas também algumas desportivas para pista, incluindo a Honda NSF100, NSF250R e a Yamaha R6 Race, que continua disponível no mercado como uma máquina apenas para pista, após o modelo de estrada ser descontinuado. No entanto, de acordo com o site americano Motorcycle.com, a FIM atualizou recentemente esta lista (ver imagem abaixo) adicionando mais um modelo com a designação Yamaha YZF1000W de 2023.

Para quem não saiba, a YZF1000 é o nome interno do fabricante japonês para a YZF-R1, enquanto a mais desportiva YZF-R1M carrega o código YZF1000D. De acordo com estas informações, a FIM atualizou os documentos de homologação no dia 15 de junho.

Embora o código interno se refira a uma nova Yamaha R1 apenas para pista para o ano modelo de 2023, também pode indicar que o fabricante japonês tem no estirador  uma YZF-R1 2023 ‘legal’, algo que certamente seria bem-vindo ao mercado, dado que a geração atual já conta 7 anos de mercado desde a sua introdução em 2015.

Assim, e depois da Yamaha ter revisto a R1 em 2020 para atender ao padrão de emissões Euro 5, enfim, há boas razões para acreditar que está para ser introduzida uma nova geração da YZF-R1, provavelmente a par com as mesmas atualizações na irmã YZF-R1M em 2023.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments