RD Kustom & Design SR1: A estrela do Biker Fest 2022

By on 23 Junho, 2022

Ao olhar para esta moto preparada na RD Kustom, vem-nos à cabeça de imediato dois nomes, Buell e Voxan, e não é por acaso! O seu quadro é inspirado na Voxan e o seu motor V-Twin pertenceu a uma antiga Buell S1.

A RD Kustom & Design venceu o ‘AMD – European Manufacturers’ Championship’ ao conquistar o primeiro prémio no Biker Fest, Italian Bike Week, com a sua atraente SR1 contra 70 máquinas concorrentes.

Na origem do projeto, Michel Messina queria realizar uma preparação com o seu filho Jimmy, engenheiro mecânico e mecânico de corrida, integrando o motor V-Twin Harley-Davidson num quadro Voxan . Depois de comprar a Voxan e um motor da Buell S1, restrições técnicas acabaram por levar a dupla de pai e filho a projetar o seu próprio quadro.

Mas esse projeto ocasional, assumiu uma dimensão totalmente nova quando Jimmy foi diagnosticado com um cancro de pulmão e foi forçado a deixar o emprego devido ao tratamento médico. Entre as sessões de quimioterapia, os altos e baixos, Jimmy e Michel trabalharam durante três anos para deixar a sua roadster em forma.

O projeto começou com um scanner do fotogramétrico do motor. Jimmy então começou a fazer todo o quadro, primeiro fazendo um modelização 3D no Solidworks, e depois produzindo cada uma das peças, maquinadas manualmente. O bloco dianteiro do quadro integrando o filtro de ar e a coluna com a entrada de ar, o bloco traseiro atuando como depósito de óleo e suporte traseiro do motor, a coluna de direção, bem como os tês da forquilha, pontes e suportes do velocímetro,peças f eitas de Alumínio 7075 T6 maquinado em CNC. Os tubos do estrutura e o braço oscilante foram contruídos em aço cromo-molibdénio.

A caixa de ar de alumínio, o depósito de combustível de 10 litros e o backsplash traseiro foram feitos à mão, enquanto a EMC se encarregou de projetar o amortecedor de compressão posicionado sob o motor. Todo o resto, faróis, suportes dos poisa-pés, assento inferior, hastes de suspensão, suporte do radiador de óleo… é feito de alumínio 6061 usinado.

O amortecimento ficou a cargo de uma forquilha invertida Marzocchi com bainhas de 51 mm regulável, na travagem dianteira intervém um disco Brembo de 330 mm com pinças radiais de 6 pistões, as jantes são Marchesini, os pneus Pirelli Diablo Supercorsa e foi escolhida uma ponteira de escape SC Project. Com 2.035 mm de comprimento e 1.465 mm de distância entre eixos, esta roadster desenvolvendo 101 cavalos de potência e 122 Nm de binário, reivindicando um peso a seco de 196 kg.

O resultado é tão belo quanto original, e não foi por acaso que venceu a final europeia do campeonato AMD. A SR1 da RD Kustom também será apresentada em março de 2023, durante a Daytona Bike Week para a final mundial. No entanto, não será a única máquina trazida pela RD Kustom, pois depois de terminar uma Sportster Flat Track, Jimmy embarcou num novo desafio ao projetar uma moto de A a Z, motor incluído. Será uma máquina de aparência neo-retro, alimentada por um V-Twin suspenso e que ainda não tem nome.

AS PRINCIPAIS CONCORRENTES DA RD KUSTOM NO BIKER FEST

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments