BMW tem um vasto projeto de motos elétricas em carteira

By on 22 Junho, 2022

A BMW registou 11 nomes, todos eles relacionados com novos modelos eléctricos, sejam scooters como as conhecidas CE 04, ou motos convencionais alimentadas por bateria. Os nomes patenteados variam  de DC 01 a DC 09. A BMW diz que se referem não só a modelos completos, mas também a peças e mesmo acessórios.

As letras DC já as vimos no protótipo elétrico Vision DC Roadster que a empresa sediada em Munique apresentou em Junho de 2019. A designação, de imediato lembra as palavras AC/DC (Alternating Current/ Direct Current; Corrente Alterna/Corrente Continua), não sendo assim difícil de decifrar o significado das letras DC que a BMW está a atribuir às suas futuras motos eléctricas. Obviamente, o que uma bateria produz é DC, o que significa ‘corrente contínua’.

A nova patente depositada em Junho de 2022 mostra que a BMW continua a trabalhar no protótipo Vision DC Roadster, notável pela sua concepção em forma de boxer e com um sistema de arrefecimento muito interessante. Os dois sistemas de arrefecimento permanecem na área onde os cilindros devem estar, mas cada um tem o seu próprio papel. Funcionaria como um elemento de arrefecimento para o motor, enquanto os outros dois actuam como ventiladores para os componentes electrónicos, semelhantes aos utilizados nos computadores portáteis. Quer seja numa moto ou num computador, a energia que se perde no calor não pode ser utilizada para o desempenho.

Em Dezembro de 2019, a marca da hélice apresentou um outro protótipo que nos pareceu mais bem mais próximo da realidade, a E-Power Roadster.

Os números de 01 a 09 parecem indicar que haverá modelos diferentes, alguns mais próximos da Vision DC Roadster e outros mais próximos da E-Power Roadster. Trata-se de uma estratégia da marca alemã a médio/longo prazo, pelo que não devemos esperar ver os frutos imediatamente. A empresa bávara pretende no futuro oferecer motos eléctricas para todos os segmentos.

O e-drive é colocado sob as baterias e conectado diretamente ao cardã

Dissemos que o fabricante patenteou 11 designações, mas da DC 01 à DC09 contabilizam-se apenas nove… !? As outras duas são a CE 02 e CE 04. A letra C na língua da BMW significa scooter, ou C 400 GT, C 400 X e CE 04. É justo pensar que a CE 02 será uma versão mais acessível da já conhecida CE 04.

As baterias e o motor são colocados no bloco de alumínio oco onde habitualmente está o motor de combustão
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments