É oficial. A Yamaha e Maverick Viñales decidiram mutuamente, rescindir o seu actual acordo de 2021-2022 no final da presente temporada. A separação foi portanto, inevitável!
De acordo com o comunicado oficial da Yamaha Motor Racing, a separação foi inevitável. Na sequência do pedido de Maverick Viñales, a Yamaha concordou em pôr termo antecipado ao seu actual contrato de dois anos com o piloto nascido em Figueres, na Catalunha. Actualmente, na sua quinta temporada juntos, decidiram seguir os seus caminhos separados depois deste ano. Ambas as partes estão empenhadas em fazer o seu máximo esforço para o resto da temporada 2021 de MotoGP e em pôr fim à relação numa nota alta.
Lin Jarvis,Director-Geral da Yamaha Motor Racing:

“É com tristeza que nos despediremos de Maverick no final do ano. Estamos a meio da nossa quinta temporada juntos e ao longo dos anos alcançámos muitos altos mas também tivemos de gerir muitos baixos. Depois do Grande Prémio da Alemanha, que foi o fim-de-semana mais difícil da nossa parceria, tivemos importantes discussões em Assen e chegámos à conclusão de que seria do interesse de ambas as partes seguir os nossos caminhos separados no futuro. A Yamaha envidará o seu máximo esforço – como sempre fizemos – para dar total apoio ao Maverick e terminar esta temporada da melhor maneira possível.”
Maverick Viñales:

“Esta parceria tem sido muito significativa para mim durante os últimos cinco anos, e provou ser uma decisão difícil esta separação. Nestas épocas em conjunto, vivemos tanto grandes feitos, como tempos difíceis. No entanto, o sentimento subjacente é de respeito e apreciação mútuos. Estou plenamente empenhado e lutarei para alcançar os melhores resultados para o resto da temporada.”
