O australiano Jack Miller (Red Bull KTM) foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos do Grande Prémio de França de MotoGP. Luca Marini e Brad Binder ocuparam as posições seguintes.
Ao cabo dos primeiros quinze minutos as duas Ducati da Mooney VR46 de Luca Marini (1’32”785) e de Marco Bezzechi lideravam a primeira sessão de treinos da categoria rainha. Fabio Quartararo era na altura o terceiro mais rápido, perdendo pouco depois essa posição para Augusto Fernandez.
Entretanto, Marc Marquez já havia caído na curva 11 sobre o ombro esquerdo e recolhia à motor-home recebendo a visita de Alberto Puig para ver o estado do espanhol. Pecco Bagnaia também havia sofrido um ligeiro despiste.
A 20 minutos do final Francesco Bagnaia (1’32”504) saltava para o topo da tabela de tempos com a Ducati de fábrica, na frente de Marini e Bezzecchi. Marc Marquez volta à pista com um pneu macio à frente e médio atrás com a Honda com o novo quadro da Kalex; Takaaki Nakagami via o motor da sua Honda explodir e Fabio Di Giannantonio caia. Jorge Martin subia com a Pramac Ducati a segundo na frente de Augusto Fernandez, Marini, Bezzecchi, Alex Marquez, Quartararo e Aleix Espargaró.
A 11 minutos do final Bagnaia e Martin continuavam no topo, mas agora com Aleix a subir a terceiro com a Aprilia. Marc Marquez também subia a sexto com a Honda e Jack Miller colocavva a KTM na quarta posição. Entretanto Bagnaia já baixara o melhor tempo para 1’32”332, enquanto Fabio Quartararo baixara para P11 na tabela de tempos – o francês sabia que tinha de qualificar-se bem em Le Mans… e já só tinha 5 minutos para o fazer.
Faltavam apenas 3 minutos para o final quando o francês campeão do mundo de 2021 colocou a Yamaha M1 na terceira posição; Maverick Viñales subiu a primeiro, mas depressa perdeu essa posição para o novo líder da sessão, Fabio Quartararo. No último minuto o francês perdia essa posição para Jack Miller (1’31”449), seguido pelo seu companheiro da KTM Brad Binder, que no último time-attack perdia essa posição para Luca Marini.
No final Miller, Marini e Binder ocupavam os três primeiros lugares, na frente do francês Zarco, Alex Marquez e de Joan Mir. Aleix Espargaró colocava a melhor Aprilia em P7 na frente de Bezzecchi, Viñales e do campeão do mundo Pecco Bagnaia que fechava o top 10. Fabio Quartararo e Marc Marquez estavam fora dos dez primeiros.