Fabio Quartararo (Yamaha) foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de São Marino de MotoGP. O francês fez a sua melhor volta em 1:32.313 minutos, batendo uma dupla da Ducati composta por Jack Miller, segundo a 224 milésimos, e Michele Pirro, piloto de testes, que foi terceiro a 380 milésimos.
De resto, cabem seis Ducatis (em nove) no top-10, com Francesco Bagnaia a terminar em sexto, Enea Bastianini (Gresini) em sétimo, Luca Marini (VR46) em nono e Johann Zarco (Pramac) em décimo. Mas também há espaço para ambas as motos da Aprilia (Aleix Espargaró em quarto, Maverick Viñales em quinto) e para a Suzuki de Álex Rins, em oitavo.
Fora do top-10 ficam então a Honda e a KTM, embora Miguel Oliveira tenha ficado mais abaixo. Brad Binder, com a sua última volta da sessão, ainda conseguiu saltar para o 12.º posto, juntando-se a Pol Espargaró (11.º) e aos pilotos da LCR (Álex Márquez 14.º, Taka Nakagami 15.º). Miguel Oliveira ficou-se pelo 18.º lugar, rodando em 1:33.636, ficando a 1.323 segundos de Quartararo. O português admitiu na véspera que a KTM poderia testar uma afinação mais radical que o poderia beneficiar, mas, para já, o piloto está longe do top-10.
A segunda sessão de treinos livres inicia-se às 13h10.