Em condições predominantemente muito boas na quente Malásia, todos os pilotos de teste e estreantes cumpriram as suas tarefas no primeiro dia de testes de MotoGP na Malásia. Os mais rápidos foram Pol Espargaró (KTM) e o estreante da Trackhouse Aprilia, Ai Ogura.
Após uma manhã intensa, o primeiro dia de testes foi interrompido no início da tarde devido a uma situação climática incerta. Repetidamente, a chuva apareceu e somente no final da tarde o tempo permaneceu seco novamente e todos os pilotos regressaram à pista de Sepang.
O programa de trabalho no primeiro dia do shakedown da MotoGP na Malásia abrangeu todos os cinco fabricantes ativos, o objetivo era preparar os protótipos de 2025 da melhor forma possível para a segunda parte da maratona de testes.
Assim, os pilotos de testes oficiais da fábrica tiveram a largada mais intensa, especialmente Lorenzo Savadori. O chefe de testes do departamento de corrida da Aprilia esteve ativo o dia todo e colocou em circulação nada menos que seis RS-GP diferentes. A instalação da especificação 2025 não se referia a tempos de volta. O italiano estava claramente atrás na tabela de tempos, com uma vantagem de quatro segundos.
O principal testador da Ducati Corse, Michele Pirro, também tinha uma missão semelhante. No entanto, o italiano concentrou-se apenas em duas GP25s no primeiro dia. Na sua volta mais rápida, Pirro ficou cerca de 1,6 segundos atrás do melhor tempo.
Duas pequenas surpresas do primeiro dia de teste: a Yamaha usou apenas o piloto de testes Andrea Dovizioso, que estava em meio período. O piloto de 38 anos comparou três M1s e fez trabalho preparatório para os pilotos oficiais de teste e corrida, todos eles já qualificados para começar no shakedown. Augusto Fernandez não teve a chance de rodar em Sepang na sexta-feira.
Somkiat Chantra não foi para a pista no primeiro dia. O tailandês não fez uso do seu privilégio de estreante. Então foi Takaaki Nakagami quem fez todo o trabalho na Honda na sexta-feira. O piloto japonês chegou tarde, mas depois impressionou com ambas as RC213Vs e tempos consistentemente rápidos. Com o terceiro lugar e apenas 0,2 segundos atrás do melhor tempo, um bom começo, mas ainda não muito significativo para os japoneses.
Mesmo que os tempos de volta ainda não sejam muito significativos, a KTM esteve no topo da tabela de tempos. No intervalo, o melhor piloto Dani Pedrosa completou voltas com entusiasmo e foi o primeiro a quebrar a marca de 2 minutos. Pedrosa era o responsável pela coordenação dos equipamentos de Pedro Acosta.
As duas RC16s do piloto de fábrica Brad Binder estavam sob a proteção de Pol Espargaró. Assim como Pedrosa, o irmão mais novo de Aleix Espargaró aumentou a pressão e conseguiu marcar o melhor tempo na moto marcada “BB1”, com um tempo de 1:59.691 minutos. Houve no entanto uma pequena falha: Pouco antes das 17h, o espanhol causou uma breve fase de bandeira vermelha. Espargaró teve que parar a «BB2» após a curva 6 devido a um defeito mecânico. Pode-se presumir que os dois espanhóis trabalharão também nas motos dos seus colegas Enea Bastianini e Maverick Vinales seguindo o mesmo padrão no dia 2.
Dois novatos tiveram um bom começo. O novato da Gresini, Fermin Aldeguer, concentrou-se em sentir as suas duas GP24s. O jovem de 19 anos dirigiu impecavelmente e fez uma boa estreia com o 5º lugar na lista de curta duração. Com um tempo de 2:00.0, Aldeguer ficou apenas alguns décimos atrás do experiente líder.
No entanto, Ai Ogura foi ainda mais rápido na Trackhouse Aprilia. O piloto japonês aproveitou todas as sessões e à tarde ficou abaixo dos 2 minutos pela primeira vez.
Tempos do Shakedown Teste de Sepang (Dia 1)
1. Pol Espargaro, piloto de teste da KTM (RC16) 1:59.691
2. Ai Ogura, estreante da Trackhouse Aprilia (RS-GP25) 1:59.862
3. Takaaki Nakagami, piloto de teste da Honda (RC213V) 1:59.888
4. Dani Pedrosa, piloto de teste da KTM (RC16) 1:59.926
5. Fermin Aldeguer, estreante da Gresini Ducati (GP24) 2:00.053
6. “Test Rider” Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 2:00.881
7. “Test Rider” Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 2:01.207
8. Michele Pirro, piloto de teste da Ducati (GP25) 2:01.383
9. “Test Rider” Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 2:02.330
10. Lorenzo Savadori, piloto de teste da Aprilia (RS-GP25) 2:03.782