Intermot: Suzuki GSX-R1000/R1000R
Foi a apresentação cabeça de cartaz ontem da Suzuki no Intermot de Colónia, a nova GSX-R1000, que tem ainda uma versão especial denominada ‘R’, que conta uma suspensão diferente bem alterações ao nível de eletrónica.
O motor é uma nova unidade tetracilíndrica de 999cc que de acordo com a marca de Hamamatsu alcança os 199 cv de potência máxima e tem um binário de 117.6 Nm às 10.800 rpm. Tudo em conformidade com as normas Euro4, que entrarão em vigor no próximo ano. O destaque neste propulsor é a tecnologia de variação de válvulas da Suzuki, sistema que é utilizado pela primeira vez numa moto de produção do segmento superdesportivo.
O chassis é totalmente novo e contribui para uma redução de 10% do peso e de 20mm de largura na sua parte mais larga, o que garante excelentes caraterísticas de manobrabilidade Como era esperado, a marca de Hamamatsu equipou a sua nova superdesportiva com um conjunto de ajudas eletrónicas. Controlo de tração (com 10 níveis), ABS, modos de condução, quickshifter (bidirecional na versão “R” juntamente com o Launch Control) e ainda o assistente de arranque estreado na SV650.
Em termos de suspensão, a GSX-R1000 possui com uma forquilha “big piston front” da Showa, que foi estreada o ano passado no Kawasaki ZX-10R. Já a versão R1000R monta uma forquilha “balance free front”. A mesma distinção ocorre no amortecedor traseiro com a versão R a possuir o “Balance Free Rear cushion Lite”.
Por último em termos de cores, GSX-R1000 está disponível em três cores distintas: Metallic Triton Blue, que é a utilizada em MotoGP, Pear Mira Red e Metallic Mat Black nº2. Já a versão R estará no mercado com duas cores: Metallic Triton Blue e Glass Sparkle Black.
0 comments