Yamaha R7: Imaginação ou realidade para uma nova supersport?
No verão de 2020, surgiram os primeiros rumores da nova R7, os quais se acentuaram em Novembro, altura em que a marca de Iwata anunciou a descontinuidade da supersport R6. Uma nova desportiva com o motor CP2 da MT-07 parece estar no horizonte… para fazer a vida difícil à Aprilia RS 660!
A Yamaha descontinuou abruptamente a icónica R6, em Novembro de 2020. Graças à popularidade cada vez maior de motos naked como a MT-07, a supersport de Iwata foi para a ‘reforma’, ficando apenas um modelo exclusivo para pista, não homologado para estrada.
Acontece que, antes mesmo da Yamaha confirmar descontinuação da R6, no Outono de 2020 a publicação japonesa Young Machine previu o seu destino, e desde o último verão os rumores de uma potencial R7 começaram a ganhar força.
Com a RS 660 da Aprilia a lançar a primeira pedra para um novo segmento de motos desportivas, é óbvio que a Yamaha precisa de preencher o espaço deixado vazio entre a R3 destinada a iniciantes e a superbike R1. Atualmente, o modelo posicionado entre estas duas opções é a MT-07, e devido ao sucesso e versatilidade do motor CP2, a Yamaha já tem um motor fiável na ponta dos dedos. Claro que o atual pico de 74 cavalos não será suficiente para desafiar a nova Aprilia, mas um trabalho dos técnicos no motor paralelo de Iwata poderia ser o mote para uma nova supersport capaz de enfrentar a moto de Noale.
No entanto, as modificações não terminariam com o motor. São necessários ajustes de quadro, suspensão e ergonomia para que uma moto desportiva derivada da MT-07 possa ser colocada em primeiro plano. Seria também preciso um preço económico para a Yamaha posicionar a R7 em confronto com a RS 660. A aprovação Euro5 para o motor CP2 é outro factor importante para acelerar o desenvolvimento de uma nova desportiva.
De acordo com a publicação japonesa a nova R7 poderá ser conhecida no próximo outono, o que a acontecer seria uma excelente notícia!
0 comments