Yamaha R7: Imaginação ou realidade para uma nova supersport?

By on 18 Fevereiro, 2021

No verão de 2020, surgiram os primeiros rumores da nova R7, os quais se acentuaram em Novembro, altura em que a marca de Iwata anunciou a descontinuidade da supersport R6. Uma nova desportiva com o motor CP2 da MT-07 parece estar no horizonte… para fazer a vida difícil à Aprilia RS 660!

A Yamaha descontinuou abruptamente a icónica R6, em Novembro de 2020. Graças à popularidade cada vez maior de motos naked como a MT-07, a supersport de Iwata foi para a ‘reforma’, ficando apenas um modelo exclusivo para pista, não homologado para estrada.

Acontece que, antes mesmo da Yamaha confirmar descontinuação da R6, no Outono de 2020 a publicação japonesa Young Machine previu o seu destino, e desde o último verão os rumores de uma potencial R7 começaram a ganhar força.

Com a RS 660 da Aprilia a lançar a primeira pedra para um novo segmento de motos desportivas, é óbvio que a Yamaha precisa de preencher o espaço deixado vazio entre a R3 destinada a iniciantes e a superbike R1. Atualmente, o modelo posicionado entre estas duas opções é a MT-07, e devido ao sucesso e versatilidade do motor CP2, a Yamaha já tem um motor fiável na ponta dos dedos. Claro que o atual pico de 74 cavalos não será suficiente para desafiar a nova Aprilia, mas um trabalho dos técnicos no motor paralelo de Iwata poderia ser o mote para uma nova supersport capaz de enfrentar a moto de Noale.

No entanto, as modificações não terminariam com o motor. São necessários ajustes de quadro, suspensão e ergonomia para que uma moto desportiva derivada da MT-07 possa ser colocada em primeiro plano. Seria também preciso um preço económico para a Yamaha posicionar a R7 em confronto com a RS 660. A aprovação Euro5 para o motor CP2 é outro factor importante para acelerar o desenvolvimento de uma nova desportiva.

De acordo com a publicação japonesa a nova R7 poderá ser conhecida no próximo outono, o que a acontecer seria uma excelente notícia!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments