Mercado: Ducati com recorde de vendas em 2022
A Ducati fechou um ano extraordinário. Com 61.562 motos entregues em todo o mundo, 2022 foi o melhor ano de sempre.
2022 confirmou-se ser um ano excepcional para a Ducati, que fechou com um recorde de 61.562 motos entregues a entusiastas da marca de Bolonha em todo o mundo, um resultado que complementa os sucessos alcançados pelo fabricante no mundo da competição. As vendas subiram 3,6 por cento face a 2021.
Claudio Domenicali, CEO Ducati, comenta tratar-se de um ano que “é o corolário do caminho que nos viu investir firmemente no desenvolvimento de motos inovadoras e, de forma consistente, lutar para melhorar a qualidade do produto e a experiência de que desfrutam os apaixonados pelasnossas motos.”
“Além disto, a marca Ducati nunca foi tão adorada e desejada, graças às nossas extraordinárias conquistas desportivas” (…). “Alcançar um resultado de vendas acima do já excelente de 2021, num ano tão difícil para todo o sistema automotivo, que foi afetado por sérias descontinuidades de fornecimento, particularmente no mundo dos semicondutores, é realmente uma importante medida da flexibilidade com a qual toda a Ducati reagiu, juntamente com os nossos fornecedores e concessionários. Esta flexibilidade permitiu-nos conter o impacto do atraso das entregas aos nossos fãs – aos quais aproveito esta oportunidade para agradecer pela sua paciência e dedicação – e atingir assim este resultado de vendas.
A equipa de mulheres e homens presentes na Ducati hoje é, na minha opinião, a melhor de sempre, e reflete o trabalho feito nos últimos anos no crescimento e incremento de talentos. Assim, um grande agradecimento vai para todos eles, pois sem o seu empenho os sucessos alcançados pela companhia não seriam possíveis. Obrigado também aos representantes do sindicato que foram sempre um interlocutor disposto a encontrar as melhores soluções para os problemas deste ano tumultuoso.”
Os diversos mercados, logistica e fornecimentos
Durante 2022, Itália confirmou-se como o principal mercado para a Ducati, com 9.578 motos e um crescimento de 10 por cento em comparação com 2021. Os Estados Unidos estão em segundo lugar com 8.441 unidades entregues, um decréscimo de -6% em relação a 2021 devido a dificuldades logísticas e atrasos nos transportes intercontinentais. Outro país estratégico para a Ducati é a Alemanha, que cresceu 9 por cento face a 2021 e, com 6.678 motos entregues, se posiciona como o terceiro maior mercado.
Francesco Milicia, Ducati VP Global Sales and After Sales, comentou: “Este recorde de entregas é mais uma confirmação da solidez da Companhia e do constante crescimento da marca no mundo. Nos primeiros seis meses do ano, o cenário internacional foi caracterizado por fortes descontinuidades no mundo da logística e fornecimentos, que penalizaram a performance no meses mais importantes da época. Apesar disto, na segunda metade do ano conseguimos recuperar a atingir o mais elevado volume de vendas da história da companhia, grande à grande flexibilidade organizacional e constante diálogo com parceiros e sindicatos. Embora o cenário económico nos meses mais recentes tenha certamente piorado, continuamos confiantes no futuro”.
Multistrada, a preferida dos fans
A Ducati Multistrada V4 em todas as suas versões provou novamente ser o modelo mais querido pelos entusiastas da Ducati, com 10.716 motos entregues em todo o mundo. A família Monster, com 7.971 unidades vendidas, foi também um grande sucesso, seguido pela família Scrambler Ducati 800 com 6.880 motos entregues. A estes resultados somam-se os extraordinários triunfos alcançados pela Ducati no mundo da competição, que viram o fabricante sediado em Bolonha triunfar em MotoGP e WorldSBK.
2022 foi ainda um ano recorde também para a rede comercial da Ducati, que continuou a crescer, aproximando-se cada vez mais dos fans em todo o mundo da marca. No final de 2022, existiam 821 concessionários Ducati, o número mais elevado de sempre, que, com a adição dos novos mercados de Brunei, El Salvador e Mongólia, representam a Ducati em nada menos que 96 mercados.
8 novos modelos em 2023
Para 2023, a Ducati apresentou ao público oito novos modelos que completam uma gama cada vez mais ampla, capaz de oferecer aos Ducatisti a moto mais indicada para expressar a sua paixão pelas duas rodas. Entre os modelos mais aguardados estão certamente a Multistrada V4 Rally, a moto para os grandes viajantes, e a nova Diavel V4, o modelo que ganhou o prémio de “Moto Mais Bela do Salão” na EICMA. Mas também a segunda geração da Scrambler Ducati, que confirma a simplicidade e autenticidade que sempre representaram os valores essenciais para todos os entusiastas da Scrambler Ducati, tornando-se ainda mais contemporânea, colorida e dotada de personalidade ainda mais viva.
0 comments