Como é que um V4 Ducati se transforma num bicilíndrico paralelo
Os novos motores V4 da Ducati têm de facto a faculdade de se transformarem em motores bicilíndricos paralelos… Pode parecer magia mas não, é apenas tecnologia. É o caso da última geração de motores V4 das Ducati Multistrada e também das Ducati Diavel que montam um sistema que corta a ignição e alimentação dos dois cilindros traseiros, de forma quase imperceptível para quem conduz as motos, mantendo a moto a funcionar apenas com os dois cilindros dianteiros.
Este sistema foi inicialmente introduzido pela Ducati em 2018 no seu modelo Panigale V4 e actuava apenas quando a moto estava ao ralenti, porém, nos novos modelos da Multistrada e da Diavel o sistema actua mesmo quando as motos rodam a baixa velocidade ou em aceleração reduzida, tecnologia que a Ducati pretende introduzir noutros modelos.
Esta tecnologia não é exclusiva da Ducati nem sequer foi a mesma a desenvolvê-la por primeira vez, pois também a Indian adoptou em 2018 o mesmo sistema nos seus motores V-Twin, desligando o cilindro traseiro, assim como a Harley Davidson dez anos antes também desenvolveu um sistema semelhante chamado “Motor Idle System” que actuava em função da temperatura do motor.
Precisamente a temperatura é a razão principal que está na base do desenvolvimento dos diferentes sistemas pois nos motores em V o bloco traseiro de cilindros está menos exposto ao arrefecimento devido à sua localização na zona central da moto e debaixo do assento do condutor, resultando por isso em algum desconforto para o mesmo.
No entanto existem outros benefícios com a introdução do sistema pois para além de diminuir o calor no bloco traseiro e manter a temperatura mais próxima do ideal, também existe um benefício directo pela diminuição do consumo e das emissões de gases poluentes.
Porém o sistema não actua apenas em desligar a ignição e a injecção no bloco traseiro, já que para manter a rotação do motor é obrigado a compensar com maior desempenho do bloco dianteiro, realidade que pela adopção do acelerador Ride-by-Wire é facilmente concretizada.
Desta forma também nos testes de emissões o sistema oferece uma vantagem pois em regimes de baixa velocidade e rotação permite manter as emissões abaixo dos limites estipulados.
Resumo das características e vantagens do sistema Ducati:
– O desligar do bloco traseiro a baixa velocidade permite reduzir a temperatura de funcionamento do mesmo, e reduzir emissões e consumos, tornando oseu funcionamento mais limpo e eficiente.
– O sistema Ride-by-wire permite realizar uma gestão perfeita de forma a que não existam perdas perceptíveis no seu desempenho, permitindo que o motor rode a baixas velocidades de forma regular.
– A actuação do sistema é apenas notada no som que o conjunto de motor e escape emitem
– O sistema de desligar o bloco traseiro beneficia não só o motor no sentido de manter o mesmo a rodar com temperaturas mais baixas, como também diminui a sensação de desconforto do condutor por estar praticamente sentado sobre o bloco traseiro e por fim mantém as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas que os regulam, cada vez mais exigentes.
0 comments