Yamaha Tracer 9 GT+ eleita ‘Moto do Ano 2023′ na categoria Sport-Turismo
Os nossos colegas da Motorcycle.com elegeram a Yamaha Tracer 9 GT+ como a ‘Melhor Moto de Sport-Turismo do Ano’. A sofisticada Moto Guzzi V100 Mandello S recebeu o segundo prémio desta categoria.
O motor CP3 de três cilindros de 890 cc não mudou desde o ano passado e é um motor muito apreciado. O verdadeiro destaque, no entanto, é a integração do Cruise Controle Adaptativo e do Sistema de Travagem Unificado da Yamaha – o primeiro do género no mundo. Até agora, esses recursos só eram encontrados em motos de turismo desportivo que custavam significativamente mais. Com a Tracer 9 GT+, a Yamaha aproximou esta tecnologia das massas, e pelos vistos, funciona muito bem.
Talvez já saiba o que é o controle de cruzeiro adaptativo mas nunca é demais lembrar. A Travagem Unificada é mais do que apenas conectar os travões dianteiro e traseiro. Está ligado à suspensão semi-ativa para minimizar a inclinação da moto de acordo com o modo de condução. De forma mais inteligente, o ‘Unified Braking’ aproveita a nova tecnologia de radar para monitorizar a pressão de travagem que está a colocar, a que distância o objeto está à sua frente e, se o sistema considerar que não há pressão de travão aplicada suficiente, aumentará automaticamente a pressão, até ao limite do ABS. Felizmente para aqueles que preferem operar o travão de modo normal, o Unified Braking só fica ativos quando ativado nas telas do menu. Então, sim, é pssível desligá-lo.
No entanto, esta é uma tecnologia muito boa, não vista em nenhum outro lugar ou em qualquer faixa de preço. Combine esse valor e tecnologia com ergonomia confortável, boa capacidade de armazenamento, um ótimo quickshifter e dispositivos eletrónicos ainda mais refinados, e temos uma moto para todas as respostas que precisamos numa Sport-Turismo.
Moto Guzzi V100 Mandello
Para uma empresa enraizada na tradição e no património, e um dos três únicos fabricantes que estão em produção contínua há mais de 100 anos, há uma linha ténue a seguir quando se lança um novo modelo. É preciso agradar aos tradicionalistas e ao mesmo tempo apelar àqueles que estão de olho na modernidade e no futuro. É impossível agradar a todos, mas a V100 Mandello consegue fazer um trabalho admirável.
Mesmo sendo uma moto nova, não há como confundi-la com outra coisa senão uma Moto Guzzi. Grande parte desse visual exclusivo se resume ao V-Twin transversal – um item básico da Moto Guzzi. Mas este não é um V-Twin, este é o primeiro motor com refrigeração líquida da Guzzi. A refrigeração líquida permite um motor compacto, ao mesmo tempo em que é capaz de acomodar seus grandes pistões de 96 mm (o curso é de 72 mm). Isso equivale a 1.042 cc de cilindrada com quatro válvulas, cames duplas à cabeça (chega de hastes!). E há muito mais tecnologia dentro deste motor que produz 115 cv e um alto binário, que aparentemente não perdeu nada do caráter Guzzi.
Fonte: Motorcycle.com
0 comments