Yamaha testa baterias intercambiáveis na Europa
As questões de autonomia e tempo de recarga da bateria sempre foram primordiais na adoção ou não de veículos elétricos pelos indivíduos.
Confrontados com desafios económicos, assistimos ao desenvolvimento na Ásia de sistemas de baterias intercambiáveis com a Gogoro e a Kymco , mas também posteriormente com os quatro fabricantes japoneses que uniram forças para desenvolver uma bateria comum. Um projecto posteriormente retomado na Europa.
Poderíamos, portanto, esperar que as scooters eléctricas japonesas que chegassem à Europa utilizassem estas baterias substituíveis. Mas não foi esse o caso, nem para a Honda EM1 e, nem para a Yamaha NEO, ou mesmo para as motos híbridas como as Kawasaki Z e-1 e Ninja e-1.
Porém, há mudanças do lado na Yamaha. A filial europeia da fabricante de Iwata acaba de fechar parceria com a Swobbee, na Alemanha, para testar a troca de baterias no centro de Berlim.
Em vez de adquirir as Yamaha NEO, os utilizadores alemães têm a opção de subscrever uma assinatura que lhes permite obter a scooter eléctrica e utilizar a infra-estrutura de carregamento Swobbee. O preço de 129 euros mensais inclui ainda manutenção, conservação, seguro e substituição em caso de anomalia. A oferta está próxima do que a Zeway oferece em França.
0 comments