27º Troféu de Moto-Ralis Turísticos: De volta ao Alto Minho
Os Moto Galos de Barcelos levaram-nos de volta ao Alto Minho, continuando a saber mostrar uma região sempre verde, mesmo no final dos verões. Desta feita a foz do Rio Minho e a Serra de Arga foram o epicentro de uma passeata dedicada ao concelho de Caminha. Uma excelente sexta jornada do 27º Troféu de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.
Assim, neste passado fim de semana de 14 e 15 de setembro, a Associação Clube Moto Galos de Barcelos atraiu 108 mototuristas vindos do Algarve a Trás-os-Montes – em 70 motos – a passear e conhecer ao pormenor mais um concelho do Alto Minho, após nos últimos anos nos terem deliciado em Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Cerveira. Isto para não referir exaustivamente por onde já se andou também nos moto-ralis turísticos anteriores.
À hora marcada, apresentaram-se todos os participantes junto à Torre do Relógio no centro de Caminha. Após o faustoso pequeno-almoço, onde não faltaram os indispensáveis rojões, foi tempo para uma visita cuidada e pormenorizada ao centro histórico desta vila.
Após o passeio pedonal inicial, os motores subiram-nos à Ermida de Santo Antão e o seu miradouro sobre a foz do Rio Minho, para logo procurar o seu afluente Coura e chegar a Vilar de Mouros. Aí, no palco onde em 1982 se realizou a primeira edição do mais antigo festival de música de Portugal, os motociclistas deram a conhecer o seu jeito para os acordes, tal como em 1982 outros talentos ali se descobriram, casos dos GNR, Rão Kyao ou uns jovens irlandeses desconhecidos com um nome curtinho: U2!
Terminada a desafinação, foi só chegar até Covas para o retemperador almoço, que isto de cantar dá apetite! Com estômagos recheados, trepou-se à ‘Montanha Sagrada’, a magnífica Serra D’Arga, percorrendo caminhos rurais e bastante pitorescos e levando os mototuristas a visitar a Capela de Santo Antão, os Moinhos da Gândara, Arga de Cima, o peculiar Mosteiro de São João D’Arga, a Capela de Nossa Senhora das Neves e o baloiço panorâmico aí instalado, de onde se avista o bem preservado estuário e sapal do rio Coura.
Porque já se ia fazendo tarde, era tempo de descer à sede de concelho, onde uma relaxante e divertida visita às praias da Foz do Minho e da Mata do Camarido concluiria a rota de sábado.
No domingo, tradicionalmente o passeio quer-se descontraído, fluido e ainda mais aprazível. Foi exatamente o que os ecléticos Moto Galos de Barcelos proporcionaram a todos os participantes, com uma vista panorâmica da margem sul do rio Minho até Moledo para visita ao Moto Clube Rodas Internacionais, na sua pequena, mas muito bonita e bem arranjada sede.
Visita terminada, continuaria a contemplação pelas praias de Moledo, Forte de Ínsua e Vila Praia de Âncora até ao Miradouro do Calvário, de onde se avista o Vale do rio Âncora. Terminada a contemplação, fomos terminar a Venade onde, junto à Junta de Freguesia e ao seu trabalhado cruzeiro, se tirou a foto de grupo.
O almoço final, em Vila Praia de Âncora, vitoriou os mais atentos: Ivan Silva do MC Coimbra venceu o seu primeiro moto-rali-turístico. ‘Ao sprint’, os bem mais batidos Vítor Olivença e Jesus Carvalho, ambos do M.C. de Albufeira, secundaram o minhoto. O Vítor vai assim consolidando o seu primeiro lugar no troféu.
O 27º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2024 segue agora para a zona centro do país, numa rota que une o litoral de Leiria às grutas, sob a organização dos experientes organizadores do Moto Clube de Coimbra que, a 5 e 6 de outubro, receberão esta festiva forma de valorizar Portugal.
Mais informações em [email protected]
Imagem:FMP Press
0 comments