Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Can-Am: novo “capacete inteligente” revelado

By on 20 Setembro, 2024

Há cerca de um mês, a Can-Am apresentou as suas primeiras motos eléctricas. A Origin e a Pulse são ambas motos eléctricas de duas rodas de média cilindrada que parecem ter muito potencial. E embora o seu alcance limitado, não há como negar que a Can-Am está a entrar com força total no movimento tecnológico.

Para isso, parece que a empresa-mãe da Can-Am, a BRP, está a desenvolver toda uma gama de produtos para se adequar às suas explorações electrificadas. A empresa registou recentemente a patente de um novo capacete que parece ser o par perfeito para as motos eléctricas Can-Am Origin e Pulse.

Não se trata de um capacete qualquer. Em vez disso, é um “capacete inteligente” que vem completo com um sistema de comunicação integrado. De notar que, nesta altura, não é claro se este sistema de comunicações será compatível com unidades de outros fabricantes, como a Cardo e a Sena. 

Mas, para além do sistema de comunicações de série, o capacete também tem algumas comodidades bastante interessantes. Para começar, tem uma viseira aquecida, que serve de alternativa a uma lente Pinlock anti-embaciamento. Certamente, isto parece desnecessariamente complexo, uma vez que penso que as viseiras Pinlock funcionam perfeitamente bem. Mas a BRP é assim mesmo.

O capacete tem ainda uma luz traseira incorporada para maior visibilidade em situações de pouca luz. O design também inclui uma lanterna montada na parte lateral do capacete. A referida lanterna vem com a sua própria bateria e pode ser removida e utilizada independentemente do capacete – algo que certamente será útil quando chegar a altura de empurrar o seu Can-Am Origin para casa quando ficar sem energia.

Brincadeiras à parte, a patente descreve o capacete de uma forma excessivamente complexa, como acontece com a maioria das patentes. Mas, no essencial, o capacete tem uma bateria que alimenta um dispositivo de comunicação, altifalantes, um microfone e uma luz na parte de trás. Não se trata, de forma alguma, de uma invenção inovadora, uma vez que já vimos alguns capacetes inteligentes como este no passado, sendo que alguns até vão mais longe em termos de tecnologia, com câmaras incorporadas e até um ecrã de alerta.

No entanto, há um problema com o capacete inteligente da Can-Am, e é um problema com praticamente todos os outros capacetes que vêm equipados com comunicações incorporadas e outros gadgets e aparelhos extravagantes. É que muitos condutores, incluindo eu próprio, têm preferências no que diz respeito aos sistemas de comunicação que montam nos seus capacetes.

Fonte:https://www.rideapart.com

E ao ditar que os condutores têm de utilizar um sistema de comunicação próprio para um determinado capacete, a Can-Am está inevitavelmente a restringir a sua clientela potencial. Afinal de contas, quase todos os condutores usam vários capacetes, por isso imagine o incómodo de ter de se familiarizar com vários sistemas de comunicação diferentes sempre que muda de capacete.

Imagem:https://www.rideapart.com

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments