Kawasaki Versys 1100: novas atualizações e mais potência para a Touring japonesa

By on 27 Setembro, 2024

Num olhar casual, seria perdoado por pensar que as alterações aos modelos touring Versys de grande cilindrada se limitam a novos esquemas de pintura. No entanto, o nome revela o que está em causa – há mais nos modelos Versys 1100 de 2025 do que aquilo que se vê à primeira vista…

Descritas pela Kawasaki como “alterações superficiais”, as actualizações dos modelos Versys 1000 centram-se principalmente no aumento da capacidade de utilização do modelo crossover. Com isto em mente, o motor de quatro cilindros em linha vê a sua capacidade aumentada de 1043 cc para 1099 cc através de um curso 3 mm mais longo.

Enquanto a potência de pico é aumentada de 118,3 cv para 133,1 cv, a Kawasaki concentrou a maior parte do seu desenvolvimento na melhoria do desempenho de gama média e na facilidade de utilização da Versys.

No motor, foi introduzido um volante mais pesado e um equilibrador secundário para reduzir o excesso de vibrações, ao mesmo tempo que foi adicionado um novo radiador de óleo para melhorar o desempenho de arrefecimento. E não é tudo, os funis de admissão centrais são 45 mm mais compridos do que os funis exteriores, uma mudança que, juntamente com portas de admissão mais estreitas e cames de menor elevação, melhora as caraterísticas de binário do motor entre as 4000 e as 7000 rpm.

Estas alterações são combinadas com novas definições da ECU e tubos de ligação entre as cabeças de escape 1-4 e 2-3. A Kawasaki afirma que a Versys produz agora um pico de binário de 112.1 Nm em comparação com os 102 Nm do modelo anterior, no entanto, deve sentir-se mais forte em toda a gama média. E as actualizações não se ficam por aqui.

A Kawasaki alterou as relações de transmissão internas da Versys e a sua relação de transmissão final para facilitar a condução, com uma roda dentada traseira mais pequena de 42 dentes, que tem menos um dente do que antes.

O Kawasaki Quick Shifter (KQS) agora funciona a partir de um limite de mudança inferior de 1500 rpm, o disco de travão traseiro é 10 mm maior a 260 mm, uma porta USB-C montada na barra é padrão e a aplicação Rideology da Kawasaki (apenas os instrumentos do modelo S e SE têm conetividade) está agora pronta para a função de comando de voz.

A Kawasaki espera que as alterações sejam suficientes para colocar a Versys no quadro de uma nova geração de motos desportivas altas, focadas na estrada e com estilo de aventura. Os seus rivais mais diretos serão a Suzuki GSX-S1000GX e a Yamaha Tracer 9 GT, mas também partilha o mercado com modelos mais atrevidos como a BMW S1000XR, a KTM 1290 Super Duke GT e – apesar da sua roda dianteira de 19 polegadas, a Ducati Multistrada V4S.

Fonte:https://www.motorcyclenews.com

Imagem:https://www.motorcyclenews.com

Fonte:https://www.motorcyclenews.com/news/2024/september/kawasaki-versys-1100/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments