Husqvarna Vitpilen 801, renovações e 105 cv para a naked sueca

By on 3 Outubro, 2024

A gama naked da Husqvarna foi renovada e ampliada com a nova Vitpilen 801, que segue a plataforma da Svartpilen 801 com um motor bicilíndrico de 799 cc; uma mudança decisiva de direção em relação à anterior Vitpilen 701, que era uma moto monocilíndrica, em paralelo com a Svartpilen 701, e faz parte da renovada família naked da marca sueca que já inclui a nova 401.

A Vitpilen 801 é, portanto, completamente redesenhada e é fortemente caracterizada pela nova unidade de luz frontal Bi-LED, completada por um anel flutuante de luz de posição, que envolve o farol. Completam a identidade pessoal da Vitpilen o farolim traseiro LED integrado na cauda e os indicadores LED finos.

No coração da nova Vitpilen está o motor bicilíndrico paralelo LC8c de 799 cc com distribuição da árvore de cames à cabeça, cárter semi-seco com bomba de óleo dupla, pesando 52 kg sem óleo – quase 1,5 kg menos do que o motor montado na Norden 901 – com potência máxima de 105 cv às 9.250 rpm e 87 Nm de binário às 8.000 rpm.  A embraiagem é uma Power Assist Slipper Clutch (PASC) e a caixa de velocidades tem seis relações. Os intervalos de manutenção são de 15.000 km.

Fonte:Moto.it

Estão disponíveis quatro modos de condução para alterar a potência do motor, com três modos predefinidos (Street, Sport e Rain) e o modo Dynamic que pode ser personalizado conforme desejado (este último pode ser adquirido e ativado através de software nos concessionários autorizados Husqvarna Mobility e também contém o Anti-Wheelie), mas a eletrónica de bordo também inclui a alavanca de mudanças rápida Easy Shift opcional, o ABS Bosch 9. 3 MP Cornering com dois modos, Street e Supermoto, disponíveis no modo Dynamic, e o controlo de tração em curva (pode ser desativado e ajustável em 9 níveis de intervenção no modo Dynamic). Outras caraterísticas electrónicas opcionais incluem o Cruise Control e o Motor Slip Regulation.

O quadro é em aço cromado-molibdénio, com o motor como elemento de suporte de carga; a suspensão é da WP APEX, com 140 mm de curso para a forquilha USD de 43 mm de diâmetro (regulável hidraulicamente com um sistema de função separado, que permite a regulação da compressão e do ressalto através de reguladores de 5 cliques) e 150 mm para o monoamortecedor (ressalto e pré-carga reguláveis), combinados com jantes de liga fundida de 17 polegadas que montam pneus Michelin Road 6.

A completar o quadro está o sistema de travagem J.Juan, com pinças radiais de quatro pistões, combinadas com dois discos flutuantes de 300 mm de diâmetro, mais um disco traseiro de 240 mm com uma pinça flutuante de dois pistões.

Para além do guiador (equipado com barras de elevação ajustáveis), existe um ecrã TFT de 5”, com vidro mineral antirreflexo opticamente curvo: ao descarregar a aplicação HusqvarnaMotorcycles Ride para um smartphone e ligá-lo à Unidade de Conectividade da moto, o condutor tem navegação curva a curva e a capacidade de gerir chamadas telefónicas e seleção de música, tudo apresentado no painel TFT.

Fonte:Moto.it

A Vitpilen 801 2025 estará disponível a partir de novembro de 2024 em todos os concessionários autorizados HusqvarnaMobility. 

Imagem:Moto.it

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments