Toyota revela um sistema inovador com células de combustível de hidrogénio

By on 24 Outubro, 2024

Tem havido inúmeras inovações no espaço da mobilidade eléctrica, e é evidente que a eletrificação desempenhará um papel importante na mobilidade do futuro. Mas a origem exacta da energia destes motores eléctricos tornou-se um tema bastante interessante.

Durante muito tempo, acreditou-se que a energia das baterias era o que importava. E enquanto a tecnologia das baterias continua a avançar com maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos, os recentes desenvolvimentos na tecnologia do hidrogénio estão a colocar o grande H no centro das atenções.

Por exemplo, a Toyota apresentou recentemente uma célula de combustível de hidrogénio substituível para veículos eléctricos na Japan Mobility Bizweek. Esta tecnologia combina o modelo de infraestrutura de troca de baterias, já testado e comprovado, com a energia do hidrogénio, facilitando o acesso dos passageiros ao combustível de hidrogénio.

O projeto fazia originalmente parte da subsidiária de tecnologia de mobilidade da Toyota, conhecida como Woven, e um protótipo funcional foi mesmo desenvolvido em 2022. Mas, desta vez, parece que o fabricante de automóveis está a levar a ideia muito mais a sério.

Naturalmente, uma rede de células de combustível de hidrogénio substituíveis é muito mais fácil de instalar do que dezenas de estações de reabastecimento de hidrogénio. Em teoria, as células de combustível esgotadas podem ser facilmente recolhidas, transportadas para uma estação de recarga centralizada e, em seguida, novamente colocadas na rede. O único problema aqui seria garantir que existe um fornecimento contínuo e fiável de células de combustível de hidrogénio cheias para que todos possam usufruir.

E embora tudo isto tenha certamente um grande impacto no mercado dos automóveis eléctricos, também poderia funcionar igualmente bem – ou talvez ainda melhor – no mercado das motos eléctricas. Já vimos toneladas e toneladas de iniciativas centradas no hidrogénio na indústria das motos. Desde projectos das mentes brilhantes dos estudantes do MIT até à colaboração literal das quatro grandes empresas japonesas com a Toyota no desenvolvimento de veículos de duas rodas movidos a células de combustível de hidrogénio, é evidente que o hidrogénio tem futuro no mundo das duas rodas.

E embora as células de combustível de hidrogénio da Toyota tenham sido concebidas para serem utilizadas em FCEVs ou Fuel Cell Electric Vehicles, quem sabe? Talvez encontrem uma forma de as integrar em veículos de combustão interna movidos a hidrogénio, ou HICEVs, também? Esta seria, sem dúvida, uma das formas mais viáveis de trazer a combustão interna para o futuro.

E não se trata apenas de um conceito. No passado, a Toyota demonstrou que os motores de combustão interna movidos a hidrogénio podem ser uma realidade. Fê-lo com uma versão especialmente concebida do GR Yaris, e até o levou a competir no WRC. A Kawasaki fez algo semelhante com a sua moto ICE a hidrogénio baseada na Ninja H2 SX. Portanto, sim, a combustão interna pode ter uma graça salvadora, e pode ser apenas o hidrogénio.

Fonte:Toyota

Mas a visão da Toyota para as suas células de combustível de hidrogénio substituíveis é muito maior do que apenas os automóveis. A Toyota vê-as como uma espécie de solução de energia universal, capaz de alimentar tudo e mais alguma coisa, desde automóveis de passageiros, motociclos e até electrodomésticos.

Imagem:Toyota

Fonte:https://www.rideapart.com/news/738086/toyota-swappable-hydrogen-fuel-cell-technology/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments