BAJAJ, um dos maiores fabricantes de motociclos da Índia, chega à Península Ibérica
A Bajaj Auto, um dos maiores fabricantes de motociclos da Índia e líder em exportações, com presença em mais de 100 países,anunciou a sua chegada oficial à Península Ibérica em parceria com o Grupo UMA — uma empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado da América Central. Este passo marca o início de uma nova era para o mercado ibérico de motociclos.
Fundada em 1945 por Jamnalal Bajaj, a empresa evoluiu de uma entidade local para se tornar o terceiro maior grupo empresarial da Índia, com quatro centros de produção espalhados pelo país, e um quinto, recém-criado em 2024, no Brasil.
Desta forma, a empresa tornou-se um fabricante global que conta com cerca de 10.000 colaboradores em todo o mundo. A Bajaj Auto, reconhecida internacionalmente pela sua colaboração com marcas premium como KTM, Husqvarna e Triumph, posiciona-se com um legado de quase 80 anos no setor das duas rodas e um histórico de mais de 21 milhões de unidades vendidas a nível mundial.
Impacto e benefícios para a Península Ibérica
A entrada da Bajaj Auto no mercado ibérico representa uma grande oportunidade para os potenciais parceiros e distribuidores locais. O Grupo UMA será o parceiro estratégico da Bajaj, assegurando uma rede de distribuição eficiente e fiável. Desde a sua fundação, em 2017, o Grupo UMA consolidou a sua presença, distribuindo motociclos e veículos comerciais com um crescimento acelerado, atingindo em 2023 as 270.000 unidades vendidas.
Gama inicial de produtos
A Bajaj Auto chega à Península Ibérica com dois modelos em destaque:
• Bajaj Dominar 400: Um motociclo o destinado aos utilizadores da carta de condução A2, com um forte componente desportivo e de turismo.
• Pulsar NS 125: Um modelo naked dirigido a um público mais jovem e aos condutores com a carta de condução B.
Ambos os modelos, que somaram um total de 1,5 milhões de unidades desde o seu lançamento (com um crescimento de 27% em 2024), destacam-se pela sua excelente relação qualidade-preço, tecnologia de ponta e uma produção totalmente focada na satisfação do cliente. Além disso, têm como objetivo responder às necessidades dos utilizadores que exigem o máximo dos seus motociclos em todas as circunstâncias, sem abdicar de uma forte sensação de comunidade e pertença a uma marca com uma filosofia e personalidade próprias.
Planos de expansão e futuro
A expansão da Bajaj Auto na Europa começa com Espanha e Portugal como mercados-alvo em 2024. No futuro, e em linha com o seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa planeia introduzir em ambos os mercados modelos de motociclos elétricos através dos seus icónicos scooters Chetak, que têm liderado os desenvolvimentos no setor dos e-scooters desde 2019. A Bajaj Auto está a investir em tecnologias limpas e produção ecológica, com as motos elétricas Chetak a reduzirem as emissões em 30% nos mercados onde já estão disponíveis.
A empresa tem ainda a capacidade de fabricar até 500.000 unidades anuais na sua fábrica dedicada a veículos elétricos.
Aposta firme no mercado de motociclos
A Bajaj Auto consolidou a sua presença em mais de 100 países em quatro continentes, exportando anualmente mais de 1 milhão de motociclos através de uma rede de 70 distribuidores. Um dado relevante que ilustra a sua dimensão é que dois em cada três motociclos vendidos globalmente são da marca Bajaj, o que a posiciona como a empresa de veículos de duas rodas mais valiosa do mundo em termos de capitalização bolsista.
Os motociclos representam 40% das receitas totais da Bajaj, que registou uma faturação anual de 4.900 milhões de euros no ano fiscal de 2024. O lucro líquido da empresa para o mesmo período foi de 820 milhões de euros, enquanto a sua capitalização bolsista atingiu os 33.000 milhões de euros em setembro de 2024. No total, o Grupo Bajaj, que integra várias empresas, possui uma capitalização bolsista total de 122.000 milhões de dólares.
0 comments