A província de Buenos Aires anunciou a introdução de novas restrições para motociclistas, como parte da Lei Antimotochorros , uma lei criada para combater o crescente índice de criminalidade relacionado ao uso de motos. A principal medida, que entrará em vigor em zonas e horários específicos, proíbe duas pessoas de andar na mesma moto ao mesmo tempo.
A medida visa coibir roubos cometidos por criminosos em motos, os chamados ‘motochorros’, fenómeno já enraizado na capital argentina e na província, que muitas vezes vê o passageiro atuar como autor material do crime enquanto o condutor garante uma fuga rápida.
Esta nova regulamentação soma-se a outra medida introduzida em 2019, que exige que todos os motociclistas exibam a sua placa de identificação no capacete e no colete. O Ministério da Segurança da província de Buenos Aires admitiu recentemente que essa regulamentação tem sido frequentemente ignorada, tornando necessárias ações mais decisivas.
A decisão baseia-se na intenção de melhorar a segurança pública. Segundo as autoridades, o uso de motos é um elemento-chave na dinâmica de muitos crimes, principalmente roubos e assaltos. Bloquear a possibilidade de viajar em pares representa, portanto, uma tentativa concreta de desencorajar essas práticas.
O plano faz parte de um pacote mais amplo de medidas de segurança, que também inclui a renovação de um terço da frota de veículos em serviço na polícia provincial. Um investimento significativo que visa melhorar a velocidade e a eficácia da resposta policial.
Fonte: Moto.it