81 mototuristas, a convite do Moto Clube do Porto, foram descobrir e deliciar-se com as maravilhas paisagísticas, aldeias ricas em história e cultura e a gastronomia do concelho de Arouca, na segunda jornada do Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP.
Arouca é atualmente mais conhecida pelos seus belos passadiços e a ponte pedonal suspensa, uma das maiores do Mundo, mas a sua região tem muito mais para oferecer. O Moto Clube do Porto, clube pioneiro na realização dos moto-ralis turísticos, através do bem elaborado trajeto, levou a entusiástica caravana composta por entusiastas de norte a sul, em 52 motos, a conhecer e a apreciar os belos e encantadores recantos do concelho de Arouca.
Esta segunda jornada do 28º Troféu de Moto-Ralis turísticos da FMP encantou os mototuristas que por certo voltarão mais vezes a esta interessante região do nosso país! Por muito que percorramos as nossas estradas, há sempre muito para ver e apreciar. O Arouca Geopark inserido num território património da Unesco que nos mostra um pouco do que era o planeta há 500 milhões de anos, foi o cenário do moto-rali. E o Moto Clube do Porto soube desvendar esses fantásticos tesouros aos mototuristas, com a ajuda do bem elaborado livrinho de apoio!
Depois do início frente à frondosa Câmara Municipal de Arouca, partida honrada com a presença da sua presidente, a caravana embrenhou-se pelas belas paisagens e aldeias de lousa e xisto até ao primeiro tesourinho do dia, a travessia do túnel mineiro das Minas de Rio de Frades, inserido num dos vários e cativantes percursos pedestres.
Após os 400 metros de travessia, a cascata proporcionada pelo rio de Frades encantou. Mas não foi fácil descobrir o minério no meio do carvão! Foi tempo da cafezada na Tasquinha Mineira e seguir bem junto ao rio Paivó, continuar a apreciar as típicas aldeias e os vales verdejantes e em socalcos, repletos de histórias de vida bem dura por estes sítios recônditos e encantadores.

Outra das maravilhas foi a visita à praia fluvial de Meitriz para “matar o bicho”, jogar e assistir à descida de rafting a acontecer no momento. O tempo estava ótimo, mas a temperatura não convidava a banhos! Depois de passagem bem pelo alto da Serra da Freita, o miradouro do Portal do Inferno na Serra da Arada a cerca de 1000 metros de altitude impressionou.
A saborosa vitela assada no forno na Adega Típica da Pena, na bela aldeia da Pena, encerrou da melhor maneira o primeiro sector do moto-rali turístico deste excelente fim de semana que ainda muito tinha para oferecer. Viva o troféu mais turístico de Portugal!
De volta à estrada pela Serra da Arada e soberba passagem a vau entre muros e casinhas de pedra na Coelheira, um simpático casal de ‘idosos’ dava as boas-vindas aos mototuristas nesta aldeia! Sim, eram os atores mais famosos destas lides, incluindo o Lés-a-Lés. Seguiram-se Póvoa das Leiras, Candal e Cabreiros até à Panorâmica do Detrelo da Malhada. Local com vista fantástica até ao mar.
Estamos numa zona altamente geológica, pelo que era tempo de saber que as Dobras são deformações de superfícies originalmente planas, formadas há milhões de anos no fundo do mar e se aprender como se desenvolvem as Pedras Parideiras, na bonita aldeia de Castanheira. Por lá andava um casal a cumprimentar a caravana e a mostrar o seu ‘rebento’ gerado na aldeia, a partir das ditas pedras!

A Frecha da Mizarela, imponente cascata de 70 metros de altura no rio Caima, impressionou pela sua beleza e enquadramento na magnífica paisagem que se pode apreciar, a partir do espetacular miradouro. Seguiu-se para a reta final deste dia muito bem passado a passear de moto. O roadbook nas suas notas de apoio ia informando “E o petisco?”, até que lá apareceu. A Junta de Freguesia de Escariz ofereceu um fausto lanche no Santuário da Srª da Abelheira, simpático e aprazível local onde se deu por encerrado o primeiro dia, em festa! No jantar de confraternização, deram-se a conhecer os mais regulares do dia em posições muito renhidas a prometer ainda mais atenção e regularidade para o dia seguinte.
O último dia amanheceu ainda mais quente e deu a conhecer o Museu das Trilobites, um museu privado dedicado à exposição e preservação dos fósseis marinhos que, há milhões de anos, se encontravam no território que hoje é Arouca (incrível). Mas esse território estava perto de onde atualmente é o Pólo Sul e que, com a deriva dos continentes, lá foi subindo devagarinho até onde estamos agora. É bom andar de moto, mas também sabe bem relaxar um pouco, por isso, as equipas puderam descansar (ou talvez não – dar aos braços também cansa) na praia de Espiunca.

Antes de acabar a etapa, uma passagem pela 516 Arouca, ponte suspensa que deve o nome ao seu comprimento e está a 175 metros acima do Rio Paiva. O Moto rali turístico terminou na Sra. da Mó, local escolhido para tirar a fotografia de família. Em resumo, foi um fim de semana marcado por emoções fortes tal a beleza das paisagens, mas também por momentos inesquecíveis durante mais uma edição deste evento. Os participantes foram, sem dúvida, um dos grandes destaques do fim de semana. Equipas já experientes, outras novatas, mas todas elas determinados a fomentar um ambiente saudável e vibrante, onde o fair play foi uma constante.
A gastronomia local foi outro ponto alto da passeata. Entre etapas e nas refeições, os participantes puderam deliciar-se com pratos preparados com qualidade e onde o sabor foi um verdadeiro combustível para todos os presentes. Foi um fim de semana de ligação entre pessoas, natureza e paixão pelas motos, uma experiência que certamente ficará na memória de todos.
Os mais regulares e atentos da 2ª jornada do troféu, ficaram assim distribuídos pelo “pódio”: Em terceiro lugar o António e a Sandra Baqué do Moto Clube do Porto, em segundo lugar o algarvio Fernando Guerreiro, tendo sido os mais regulares o Vitor Olivença e a Ana Carina, a fazerem a dobradinha do Moto Clube de Albufeira.
Está de parabéns o Moto Clube do Porto pelo empenho, simpatia e dedicação na realização do seu moto-rali que proporcionou a quem teve a oportunidade de participar, mais um excelente fim-de-semana mototurístico, pela admirável região de Arouca!
A 3ª jornada do 28º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos da FMP-2025 sob o lema “Entre Judeus e Romanos” vai decorrer nos próximos dias 17 e 18 de Maio, organizado pelos experientes Motards do Ocidente, e podem inscrever-se aqui