A Triumph T120 Bonneville apresenta-se como matriarca desta nobre família clássica britânica, combinando o estilo e caráter das antigas “Bonnies” refrigeradas a ar mas com tecnologia moderna, como a injeção eletrónica, por líquido, ABS, controlo de tração e até punhos aquecidos. Uma moto com muita história e classe, que o preparador Unik Edition elevou a outro patamar de elegância, através desta “Lisbon Bonnie”.
POR DOMINGOS JANEIRO • FOTOS TIAGO ALMEIDA
Com a proliferação de atliers de customização, a gama Bonneville da Triumph passou a apresentar-se como uma espécie de tela em branco, permitindo aos “artistas” darem asas à imaginação, como é o caso do preparador lisboeta Unik Edition. A equipa liderada por Tiago Gonçalves, tem sido responsável por apresentar obras exclusivas, que já lhe valeram o reconhecimento internacional, pela forma harmoniosa, mas ousada e rebelde com que dota os seus projetos, tornando cada moto que sai da sua oficina, numa obra única. É o caso desta Triumph T120 Bonneville de 2021, a qual apelidou de “Lisbon Bonnie”, que apresenta, à primeira vista, uma simplicidade camuflada, que começamos a destapar por “camadas” em cada olhar mais atento que lhe lançamos. Num primeiro olhar parece-nos uma moto muito semelhante à sua versão base, mas são muitos os pormenores que a diferenciam das demais.
O que muda?

Começamos pelas jantes, que foram substituídas por um conjunto Kineo de 16”, as mesmas dimensões que as jantes da Triumph Bobber, abandonando as originais de 18” na frente e 17” atrás, transmitindo à “Lisbon Bonnie” uma postura mais larga e baixa. Recebeu novas mesas de direção, também mais largas, novos discos de travão da Galfer, de maiores dimensões, para assegurar não só uma estética mais impactante, mas também com os olhos postos numa travagem mais poderosa e eficiente. Já os pára-lamas de alumínio foram encurtados; o depósito de combustível original dá lugar a um novo, proveniente da desportiva Thruxton (a versão mais desportiva da saga Bonneville), transmitindo um aspecto mais musculado a esta nova interpretação.
Mas nem só de estética vive este projeto e por isso, a Unik Edition optou por substituir o motor original da T120 pelo “High Power” da Thruxton, que incrementa a potência em 17 cv, elevando-a aos 96 cv. O volante de motor é mais leve, a transmissão tem relações mais curtas e graças à instalação do sistema X-pipe sem catalizador e ao escape completo da British Customs, a “Lisbon Bonnie” vê a potência fixar-se nuns expressivos 100 cv. Com este incremento de potência, obrigou a Unik Edition a melhorar a ciclística, equipando-a com um novo assento personalizado; novos amortecedores YSS Topline; farol LED direcional; luzes e retrovisores Motogadget; proteções de motor e radiador personalizadas e pintura negra, que contribui para maior elegância do conjunto.
Imagem familiar

A ideia dos projetos da Unik Edition, é dar novas interpretações e melhorar os modelos que lhes servem de base, mas sempre respeitando ao máximo as motos originais. E neste caso, o resultado final está tão bem conseguido que quase parece uma daquelas versões especiais que as próprias marcas costumam apresentar, de quando em vez, de alguns dos seus modelos mais carismáticos. Mais um trabalho que muito nos honra enquanto portugueses, pois é mais um belíssimo exemplo da qualidade das empresas e preparadores nacionais, que tantas vezes são esquecidos!
Além Fronteiras
A Unik Edition, fundada por Tiago Gonçalves, é uma marca que tem vindo a conquistar fãs e o respeito no panorama internacional, devido aos trabalhos de grande qualidade. A ideia na génese desta marca é muito simples, criar motos únicas que tornem os seus proprietários também únicos. Projectos pautados por grande criatividade e sem descaracterizar os modelos que lhes servem de base.
FICHA TÉCNICA
TRIUMPH T120 BONNEVILLE 2021
Motor: (Triumph Thruxton 2021) bicilíndrico, refrigerado por líquido
Distribuição: SOHC, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1200 cc
Potência máx.: 96 cv às 7500 rpm
Binário máx.: 82,6 Nm às 6000 rpm
Embraiagem: Multi-discos em banho de óleo
Caixa: 6 velocidades
Final: Por corrente
Quadro: Estrutura tubular em aço
Suspensão Dianteira: Forquilha convencional, Ø41 mm, curso 120 mm
Suspensão Traseira: Duplo amortecedor YSS, ajustável na compressão e pré-carga da mola
Travão Dianteiro: Dois discos recortados Galfer, ABS
Travão Traseiro: Disco de 255 mm, ABS
Pneu Dianteiro: 16”
Pneu Traseiro: 16”
Altura do Assento: 790 mm
Distância entre Eixos: n.d.
Depósito: 14,5 litros (Thruxton)
Peso: n.d.
Cores: Preto
Garantia: n.d.
Importador: Triumph Ibérica
PVP: n.d.