Um novo vídeo teaser apareceu no canal da Suzuki no YouTube e tudo aponta para uma nova GSX-R. A confirmar em breve!
A GSX-R1000 , outrora um pilar do segmento superesportivo, deixou de ser produzida para o mercado europeu. A sua descontinuação foi consequência direta do endurecimento das normas europeias de emissões, um destino comum a muitos modelos icónicos. A última versão foi apresentada em fevereiro de 2017 na Austrália.
Apesar disso, a GSX-R1000 continua disponível noutros mercados globais, levantando algumas preocupações sobre a justificativa para a aplicação de regulamentações tão rigorosas a modelos vendidos em série limitada, com impacto insignificante na poluição.
Isso levanta questões sobre a estratégia de marketing, assim como o teaser que circula online há algumas horas. Isso aponta para uma data provisória, 31 de julho, para a revelação do que presumimos ser uma nova moto desportiva fabricada em Hamamatsu.

Não sendo esperado que seja uma versão “turbinada” da GSX-8R, vejamos então o que a Suzuki nos revela. Num cenário de motos em constante evolução , a decisão da Suzuki de reviver a icónica GSX-R1000 no mercado atual seria, sem dúvida, uma jogada ousada.
O segmento de superesportivas de 1.000 cc e acima, não registra altos volumes de vendase por isso muitos fabricantes reorientaram as suas estratégias, concentrando-se em motos desportivas mais versáteis e voltadas para as ruas, como a própria Suzuki já demonstrou com o recente lançamento da GSX-8R .
Essa tendência sugere que o futuro das motos desportivas pode residir no equilíbrio entre desempenho emocionante e maior usabilidade no dia a dia, tornando um possível regresso da GSX-R1000 um verdadeiro desafio para a dinâmica atual do mercado. Veremos…