O drone mais rápido do mundo correu contra um F1 e uma moto de MotoGP

O drone mais rápido do mundo correu com uma KTM RC16 há umas semanas, no deslumbrante Red Bull Ring… não se sabe quem ganhou, mas também, era só o piloto de testes Jonas Folger aos comandos da RC16. Antes, tinha feito o mesmo com o F! de Max Verstappen.
O que passa por ser o drone mais rápido do mundo (ainda não viram os do nosso colega Vasco Santos!) correu contra uma moto de MotoGP no Red Bull Ring.

Os drones, e em particular os drones FPV, mudaram a forma como os programas de TV, filmes e conteúdos para redes sociais são criados.
Antes, para obter imagens aéreas numa pista, por exemplo, ou num teste em estrada, era necessário um helicóptero… caro (não, caríssimo!), logisticamente complicado, barulhento e limitado.
Na vanguarda da tecnologia está a Red Bull, que construiu um drone FPV em forma de foguetão, chamado Drone 1, considerado o mais rápido do planeta.
Já o vimos a correr inúmeras vezes, com o seu handler Shaggy, principalmente contra um certo Mr. Max Verstappen, num caixote de 4 rodas, numa Silverstone encharcada.

Desta vez, porém, foram as duas rodas que enfrentaram o desafio dos quatro rotores, com o ex-piloto de MotoGP e atual piloto de testes da KTM, Jonas Folger, a assumir o comando.
O local, apropriadamente, foi o Red Bull Ring, na Áustria, sede do Grande Prémio da Áustria e também da KTM.
É também um dos locais de MotoGP mais impressionantes do mundo e o cenário perfeito para uma batalha entre drones e motos.

O que fica claro nas filmagens é que, mesmo numa das pistas mais rápidas da MotoGP, o drone é mais do que um adversário à altura do protótipo de moto de corrida KTM, com mais de 250 cv.
A velocidade mais rápida registada no local está um pouco abaixo da marca das 320 km/h (estabelecida em 2024 por Lorenzo Savadori a pilotar a Red Bull KTM Tech 3).
Presumimos que o Sr. Folger esteja a ultrapassar estas velocidades nas filmagens que podem ver aqui, e não é como se ele estivesse a deixar o drone para trás!