Interrompido pela pandemia, será agora, pela primeira vez, televisado

O Grande Prémio Mundial de Técnicos da Yamaha (WTGP), um concurso que coloca técnicos de topo uns contra os outros em representação do seu pais, regressa este ano pela primeira vez em sete anos.
Adicionalmente, toda a ação emocionante será transmitida em direto na TV pela primeira vez.
O evento, que terá lugar no Japão a 19 de novembro, reunirá 22 técnicos de topo de 19 países, todos a competir para se tornarem os melhores técnicos de motos da Yamaha.
“Esperamos que as pessoas que assistem à transmissão em direto gostem de ver o que os profissionais de topo da manutenção de motociclos são capazes de fazer e sintam a tensão no local — como se estivessem a viver um novo evento olímpico pela primeira vez”, disse Matsumura Yogi, da Unidade de Negócios de Experiência de Cliente da Yamaha.

A competição foi cancelada durante a pandemia do Covid, e só agora regressa, tornando esta nona edição particularmente significativa, uma vez que também marca o 70º aniversário da Yamaha Motor.
Os concorrentes testarão as suas capacidades na categoria Modelo Desportivo ou Classe Commuter, diagnosticando falhas desconhecidas e realizando reparações dentro de um limite de tempo – ao mesmo tempo que terão de demonstrar boas capacidades de atendimento ao cliente se quiserem levar a coroa.

Portugal participou na edição europeia da competição – o ETGP (European Technician Grand Prix – vídeo aqui– que decorreu em março deste ano na sede da Yamaha Motor Europe, na Holanda. O nosso país foi muito bem representado pelo técnico João Carvalho (Motos VR), vencedor do NTGP – National Technician Grand Prix realizado em Portugal. Na altura, o João demonstrou um excelente nível de competência técnica e profissionalismo ao longo das 7 provas de diagnóstico, reparação e preparação técnica que compõem a competição europeia, deixando-nos verdadeiramente orgulhosos.
No entanto, apenas três dos 16 participantes, todos já com experiência de edições anteriores, conseguiram apurar-se para a final mundial WTGP (World Technician Grand Prix). Assim, embora Portugal não esteja presente na fase mundial desta edição, a nossa participação foi extremamente positiva.
Estas iniciativas reforçam o compromisso da Yamaha com a excelência técnica e são uma forma de valorizar e motivar toda a rede de concessionários portugueses, promovendo o desenvolvimento contínuo das suas competências ao mais alto nível europeu e internacional.