Cores míticas de Kenny Roberts para 2026

A Yamaha presta homenagem à realeza do desporto motorizado com a XSR900 GP de 2026, uma celebração de inspiração retro do “Rei” Kenny Roberts e das suas máquinas de Grande Prémio da Yamaha America na era dourada.

A Yamaha revelou o estilo nostálgico de 2026 com um desempenho moderno. Inspirada nas motos de corrida de Grande Prémio da Yamaha do final dos anos 70 e 80, a GP pega na conhecida plataforma XSR900 com motor CP3 e envolve-a numa carroçaria que parece ter saído diretamente da era dourada do desporto motorizado.

Para 2026, o foco está em Roberts, o primeiro americano a vencer um campeonato do mundo de 500 cc e um homem que ajudou a redefinir o que um piloto de GP poderia fazer. Entre 1978 e 1980, Roberts conquistou três títulos mundiais, consolidando-se como uma lenda da Yamaha tanto nos Grand Prix como nas corridas AMA – daí poder ostentar o cobiçado Nº1, que nos EUA queria dizer que o piloto era Campeão das três disciplinas de Velocidade, MX e Flat Track.

A nova XSR900 GP reflete esta herança com a sua nova pintura Legend Yellow, uma homenagem fiel às YZR500 que Roberts pilotou até à glória. A pintura amarela da moto, complementada pelos inconfundíveis speedblocks pretos da Yamaha, cria uma combinação marcante de design retro e agressividade moderna. Adicionalmente, a pintura em vermelho e branco evocativa da decoração Marlboro continua disponível.

Sob a carroçaria inspirada nas corridas, encontra-se o comprovado motor tricilíndrico CP3 de 890 cc da Yamaha, oferecendo o mesmo desempenho rico em binário e a eletrónica avançada que se encontra na XSR900 padrão.

Embora mecanicamente inalterada, a GP continua a ser o modelo mais evocativo da linha retro da Yamaha, uma moto que celebra a história sem se prender a ela.

A XSR900 GP 2020 estará disponível nas cores Legend Yellow e Legend Red (esta última como vista acima), prevendo-se que as entregas comecem através dos concessionários Yamaha europeus no próximo ano.
















