Outra na nova tendência para crossover scooter-moto
O fabricante chinês de motos Voge tornou-se a mais recente marca a revelar uma scooter de média cilindrada que quase mais parece uma moto. Parece que 2026 está a configurar-se como o ano das scooters de média cilindrada que são motos ligeiramente disfarçadas, e a Voge entra agora na festa depois de revelar a sua novíssima SR450X.
O Salão EICMA de Milão de 2025 trouxe-nos muitas novidades entusiasmantes para 2026, mas também foi utilizado por várias empresas como plataforma de lançamento para novas scooters, com algumas referências bastante evidentes às motos.

A Aprilia, que a Voge provavelmente considera a sua concorrente no que diz respeito à nova SR450X, revelou a sua própria scooter SR GT 400, que, segundo a marca, segue a filosofia de design, inovação e atitude geral dos seus modelos de motos.
A Honda ADV 350 pode, e provavelmente deve, ser apontada como uma potencial rival da nova SR450X da Voge, não só por partilharem algumas semelhanças visuais.
No entanto, a nova SR450X oferece mais potência do que os modelos da Aprilia e da Honda. Equipada com um motor bicilíndrico de 398 cc, refrigerado a líquido e com injeção eletrónica, a nova SR450X produz 41,5 cv às 8.000 rpm e 44 Nm de binário às 5.750 rpm.
A Voge afirma que a nova SR450X é “uma scooter versátil, concebida tanto para deslocações urbanas como para viagens de aventura”, o que a coloca novamente em concorrência direta com o novo modelo da Aprilia. não sendo adversa a um ou outro troço de terra.
A marca sediada em Noale afirma que a SR GT 400 pode lidar com diversos tipos de condução, como “navegar no trânsito da cidade, viagens longas de fim de semana ou até mesmo um pouco de todo-o-terreno”.
A Voge SR450X, de média cilindrada, parece ser uma evolução da SR4 Radar da gama atual, beneficia de jantes raiadas sem câmara, barras de proteção metálicas, um porta-bagagens em alumínio e iluminação totalmente LED. O espaço de arrumação sob o assento desta scooter de porte avantajado comporta até dois capacetes, embora a capacidade exata não tenha sido confirmada.
Possui ainda ignição sem chave e porta-luvas com fechadura. Conta com suspensão dianteira invertida e amortecedores traseiros KYB ajustáveis, enquanto a travagem é assegurada por um sistema misto J.Juan/Nissin. Além disso, a SR450X tem 180 mm de altura ao solo, para-brisas ajustável e aquecimento nos punhos e no assento. Falta saber quando chegará e quanto vai custar.
















