A cerimónia presidida por Jorge Viegas galardoou os Campeões de 2025

A cerimónia de entrega dos prémios FIM 2025 foi realizada ontem à noite no moderno e singular Centro de Convenções SwissTech, em Lausanne, na Suíça, junto à margem norte do Lago Genebra.
A décima quinta edição da brilhante cerimónia de encerramento da temporada viu os Campeões Mundiais deste ano receberem as suas medalhas de ouro sob aplausos entusiásticos e prolongados, liderados pelos membros da Família FIM presentes e encabeçados pelo Presidente da FIM, Jorge Viegas.
Com mil convidados presentes, o programa foi intenso, mas decorreu sem problemas, enquanto os vencedores dos sessenta e quatro títulos dos Campeonatos do Mundo em seis modalidades diferentes do motociclismo – Velocidade, Motocross, Trial, Enduro, Ralis Cross-Country e Corridas em Pista – foram homenageados.
O impressionante local estava repleto de representantes das cento e vinte e uma Federações Nacionais, que demonstraram o seu apreço ao lado de lendas do motociclismo, Promotores da FIM, Parceiros da FIM e representantes da comunidade e da indústria motociclística global em geral.

Com a supervisão impecável de Lauriane Gilliéron e Gavin Emmett, que desempenharam os exigentes papéis de Mestres de Cerimónias, a noite foi transmitida em direto no FIM-MOTO.TV, bem como pela DAZN Espanha, Ziggo Sport TV, The MotoGP Channel, REV TV Canadá (América do Norte), FOX Austrália, QIDIANZHI BO/ no Douyin e PRIMA SPORT 3, garantindo que os convidados presentes foram acompanhados por uma audiência mundial considerável.
Após o seu discurso como Presidente da FIM, Jorge Viegas entregou a Medalha de Ouro Nicolas Rodil del Valle ao Cantão de Vaud, representado pela Sra. Luisier Brodard, Presidente do Conselho de Estado de Vaud.

Jorge Viegas convidou então a lenda das Superbike, Jonathan Rea, a subir ao palco, para entregar as medalhas da categoria de Velocidade.
De seguida, o recém-empossado membro do Hall of Fame, Harry Everts, foi convidado a subir ao palco para entregar as medalhas da categoria de motocross.
Mais aplausos calorosos saudaram Sammy Miller, membro do Hall of Fame da FIM, que foi então convidado a subir ao palco para entregar as medalhas na categoria de Trial.
De seguida, Giovanni Copioli, Vice-Presidente da FIM, subiu ao palco para entregar as medalhas na categoria de Enduro.

Jean-Baptiste Ley, Diretor de Eventos de Motorsport da Warner Bros. Discovery Sports, foi então convidado a subir ao palco para entregar as medalhas na categoria de Corrida em Pista e Ice Speedway.
O presidente da FIM, Jorge Viegas, regressou ao palco para entregar os certificados aos presidentes das federações antes de entregar as medalhas da categoria Equipa aos vencedores: Austrália – FIM Motocross das Nações, recebida pelo CEO da Motorcycling Australia, Peter Doyle; Áustria – FIM SuperMoto das Nações; França – FIM Junior SuperMoto das Nações, recebida pelo presidente da FFM, Sébastien Poirier; Alemanha – FIM Speedway das Nações Sub-21 – SoN2, recebida pelo vice-presidente da DMSB, Hans-Robert Kreutz; Grã-Bretanha – Long Track das Nações, recebida pelo presidente da ACU, Tim Lightfoot; Itália – FIM International Six Days’ of Enduro Junior World Trophy e FIM International Six Days’ of Enduro World Trophy, recebidas pelo presidente da FMI, Giovanni Copioli; Holanda – FIM SidecarCross das Nações e FIM QuadCross das Nações, recebidas pelo secretário-geral da KNMV, Wim Mulder; Espanha – FIM Women’s Trial des Nations e FIM Trial des Nations e EUA – FIM International Six Days’ of Enduro Women’s World Trophy, recebido pelo presidente da AMA, Robert Dingman.
O vice-presidente da FIM, Ignacio Verneda, foi então convidado a subir ao palco para entregar as medalhas na categoria de Resistência.
A última categoria da noite foi a dos Campeões Supremos, com o presidente da FIM, Jorge Viegas, mais uma vez em palco para fazer as entregas a Daniel Sanders – Campeão do Mundo de Rali-Raid– RallyGP; Toni Bou – Campeão do Mundo de TrialGP; Josep Garcia – Campeão do Mundo de EnduroGP; Bartosz Zmarzlik – Campeão do Mundo de Speedway Grand Prix; Romain Febvre – Campeão do Mundo de Motocross MXGP; Toprak Razgatlıoğlu – Campeão do Mundo de Superbike e Marc Márquez – Campeão do Mundo de MotoGP.

A noite terminou com uma surpresa: Marc Márquez recebeu o Troféu Desportivo da FIM das mãos do Presidente, Jorge Viegas, que afirmou: “Poder celebrar esta ocasião no país anfitrião da FIM pela primeira vez e contar com a presença de todos os Campeões do Mundo da FIM de 2025 consolidou esta edição da Entrega de Prémios da FIM como uma das melhores que já tivemos nos quinze anos de história deste evento único. Esta noite tão especial só foi possível graças ao apoio do Cantão de Vaud, da cidade de Lausanne e da Swiss Moto, bem como de todos os outros parceiros que se puderam juntar a nós para celebrar as nossas conquistas coletivas dentro e fora das pistas este ano. Cada campeão que subiu ao palco mereceu e foi totalmente digno da medalha de ouro que recebeu das nossas lendas e convidados especiais que estiveram presentes para entregar os prémios.”
A noite terminou em grande com a entrega do novo Troféu Desportivo da FIM a Marc Márquez, que protagonizou uma das maiores reviravoltas da história da modalidade esta temporada.
Por fim, em nome da FIM, Viegas agradeceu…”A todos os que fizeram parte dos nossos sucessos em 2025, espero sinceramente que juntos possamos tornar 2026 ainda melhor.”














