Perdemos um colega de profissão e um amigo
Estas notícias terríveis caem sempre como uma bomba, mas mais quando é uma pessoa que nos é próxima. Quando se trata dum colega jornalista com quem partilhámos apresentações, viagens, feiras, aventuras, ensaios ao longo de 30 anos e de vários títulos de motos e automóveis do panorama nacional.
Escrevia com rigor técnico e grande piada mas falava pouco de si, o Ricardo.

Dizer que era provavelmente dos seus amigos mais próximos, e no entanto, ter de admitir que pouco sabia dele, é triste. Sabia que começou no MX ainda jovem, foi piloto Yamaha no Enduro com algum sucesso, a ponto de se tornar amigo pessoal do fundador da Yamaha Portugal João Pissarra, para quem trabalhou na Motopeças a dada altura.

Escreveu para revistas e jornais de carros e motos, entrevistou alguns dos grandes da MotoGP e SBK ao longo de uma carreira de 40 anos e tinha o seu próprio blog sobre temas automotivos.
Partilhámos cargos nas extintas Supermoto e A Moto, ambas onde foi chefe de redação, antes de nos voltarmos a encontrar na Motomais há bem pouco.
Sabia que estava doente, mas nunca transmitiu ou deixou transparecer a gravidade da doença que agora o levou, aos 60 anos… ficaram em standby os planos de nos encontrarmos na sua casa da Malveira para um churrasco e dois dedos de conversa. À Paula e à Cláudia, esposa e filha que eram tanto da sua razão de viver, aquele abraço apertado… ao ‘Tarini’, como se alcunhava a dada altura, até um dia.












