Outra área que tem conhecido grandes avanços, entre o retro e o custom
Há uns anos, se queriam uma Café racer, teriam de confiar um modelo de origem a um preparador, gastar muito dinheiro e arriscar possíveis dor de cabeça com homologações… agora, os fabricantes viram o potencial do nicho para aumentar vendas e elas vêm diretas da fonte, e cada vez mais bem equipadas… Aqui ficam algumas possibilidades entre o moderno e o clássico.
Triumph Speed Triple e Trident 800
A Triumph, ao que tudo indica, prepara a expansão da sua plataforma intermédia com uma nova Speed Triple 800.
Será uma naked desportiva com configurações mais agressivas que a Trident, equipada com o mesmo motor de três cilindros, mas com dimensões específicas.
A ciclística será mais refinada e a eletrónica mais completa, posicionando-se a meio caminho entre a média e a Speed Triple 1200.
A Trident é também atualizada, aumentando a cilindrada para oferecer mais binário e melhor desempenho. O tricilíndrico deve manter a entrega suave, mas com mais corpo a médias rotações.
Esteticamente, manter-se-á compacto, com linhas simples e modernas. Continuará a ser a proposta mais acessível entre as Triumph com motor de três cilindros. Aqui acima, uma renderização digital de como poderá ser a Trident.

Royal Enfield Continental GT 750
A Royal Enfield, em linha com a sua herança, vem-se imiscuíndo cada vez mais no que seria território das britânicas, se houvesse.
A versão desportiva da nova plataforma bicilíndrica da 750, a Continental GT manterá o visual café racer com guiador semi-curvo, traseira curta e escapes baixos.
A moto foi concebida para o público europeu, que procura uma moto com um toque vintage, mas com um desempenho ainda mais brilhante do que a atual 650.
Não faltarão atualizações nos travões e componentes eletrónicos. Acima, uma versão digital de como pode ser, bem ao estilo retro mas com soluções técnicas atuais.

Moto Guzzi 450
Algo inesperado, a Moto Guzzi poderá entrar no segmento das baixas cilindradas com uma 450 equipada com o motor bicilíndrico Aprilia 457, largando o seu ex-libris motor em V transversal.
O design é inspirado na V7, com um depósito de combustível rebaixado e um assento plano. A técnica é simples, mas cuidada, com um garfo tradicional e um sistema de travagem bem dimensionado.
A moto seria ideal para quem procura um veículo leve, fácil de conduzir em cidade e com uma personalidade forte. Acima, uma versão digital de como poderá ser.