Mais cara que a Hayabusa, falta saber se virá para Portugal

A Suzuki volta a ter a fabulosa GSX-R de litro no seu alinhamento para 2026, exatamente quando o modelo cumpre 40 anos de existência, aliás ecoados nos gráficos do modelo, com “40 Anniversary” dos lados da carenagem.
A moto fora apresentada na Europa no Circuito Paul Ricard já em Agosto, e depois na EICMA, mas nada consta ainda no site da Suzuki Portugal, que no entanto já está atualizado com os modelos de 2026, o que faz pensar que pode não chegar a ser importada oficialmente para Portugal… e a razão pode bem ser o preço agora anunciado: em redor dos 21.000 Euros.

Do lado técnico, a nova GSX-R1000R mantém-se fiel ao seu coração histórico, o motor de quatro cilindros em linha de 999,8 cc, otimizado para aumentar a eficiência térmica e cumprir as normas Euro 5+, com modificações na admissão, escape e distribuição, incluindo pistões forjados e um redesenhado silenciador em titânio.

A potência declarada é de 195 cv às 13.200 rpm, com um binário máximo de 110 Nm às 11.000 rpm. Um grande avanço foi feito na eletrónica, com a plataforma Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), que inclui: controlo de tração ajustável em 10 níveis, controlo de arranque atualizado, quickshifter bidirecional e o Motion Track Brake System, que otimiza a travagem mesmo com a moto inclinada.

Tudo é gerido por uma nova plataforma IMU da Bosch, mais leve e precisa que a anterior. A aerodinâmica também recebeu especial atenção, com aletas laterais em carbono derivadas da experiência adquirida em competições de resistência, concebidas para aumentar a estabilidade a altas velocidades.
De resto, parece ser uma GSX-R muito convencional, azul e branca, embora haja as alternativas vermelho e branco e amarelo e preto, todas reminiscentes de um momento emblemático do modelo. Assim, a clássica azul e branca refere-se ao modelo original de 1986, a vermelha e branca ao título mundial de 500 de Kevin Schwantz em 1993, e a amarela é uma homenagem ao título da Suzuki Alstare nas SBK com Corser em 2005.
Fica o apetite aguçado para quem puder…















