A icónica Ducati 750SS de 1974, um ‘pedaço’ de história do motociclismo

By on 20 Julho, 2023

Uma das mais brilhantes páginas da história do motociclismo escreveu-se no circuito de Imola em 1972, quando Paul Smart e Bruno Spaggiari conquistaram com a Ducati 750SS uma espetacular dobradinha.

Este exemplo particular é da extensa coleção de motos de Guy Webster. Antes de falecer em 2019, Webster era um fotógrafo de renome mundial. Quando não estava a trabalhar com as lentes da sua objetiva apontada para nomes como The Rolling Stones, The Beach Boys e The Doors, Webster dedicava o seu tempo a vasculhar o mundo à procura de motos desportivas europeias. Um verdadeiro aficionado, Webster acumulou em vida uma bela variedade de motos – incluindo esta Ducati 750SS de 1974 (n.d.r: SS de SuperSport).

Agora, esta moto de Guy Webster encontra-se à venda numa loja de motos de Brooklyn (EUA), mas com ela está um pedaço importante da história da Ducati. Comumente conhecido como ‘Green Frames’, os L-gêmeos desmodrómicos de 748 cc de Bolonha são cobiçados em todo o mundo. E há fortes  razões para isso, porque uma das 401 unidadesoriginalmente construídas, conquistou o coração de muitos em todo o mundo com a espetacular dobradinha em Imola em 1972 nas mãos de Paul Smart e Bruno Spaggiari. Escreveu-se então uma das mais brilhantes páginas da história da marca de Bolonha.

 Atualmente, este exemplar da 750SS foi posto à venda pela Moto Borgotaro de Peter Boggia. Peter’s fez o seu nome como colecionador de motos europeias  e esta não é a primeira ‘Green Frames à venda na sua loja, pois tem várias na cave entre muitas outras preciosidades de duas rodas.

No caso desta Ducati 750SS de 1974 está quase a 100 por cento da condição original – ainda tem o selo da caixa original intacto. A pintura é original e tem um nível impressionante de pintura que resultou no desbotamento da tinta prateada para um verde oliva pistache. O farol é a unidade JOD original e os carburadores Dell’Orto de 40 mm ainda estão intactos.

Apesar de sua originalidade e condição fantástica, Webster e o atual proprietário da moto andavam com ela regularmente no trânsito (veja o vídeo). O conta-qulómetros indica um pouco mais de 4.800 milhas (7.724 kms).

Portanto já sabe. Se é um colecionador de motos e gostaria de adicionar à sua coleção este pedaço importante da história do motociclismo, entre em contato com a Moto Borgotaro, de Brooklyn, no estado de Nova Iorque, EUA. Veja o site e contactos AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments