Uma MotoGP vencedora nas mãos de Andrea Dovizioso vai ser leiloada em Inglaterra ainda este ano
A Desmosedici foi pilotada por Andrea Dovizioso no Campeonato Mundial de MotoGP de 2019, terminando em segundo lugar nessa temporada, atrás da Honda de Marc Márquez.
A impressionante e rara Ducati GP19 será um dos lotes de destaque no leilão do Salão Clássico NEC em Birmingham, indo ser leiloada no domingo, 9 de novembro, como parte de uma coleção mais vasta organizada pela Iconic Auctioneers.

Vendida em ordem de marcha com um certificado de autenticidade assinado pelo então diretor de competição Paolo Ciabatti, espera-se que o protótipo de corrida seja arrematado por entre 500.000 e 700.000 libras (cerca de 800.00 Euros).
Será também uma das raras hipóteses de comprar uma máquina de MotoGP tão moderna e em condições originais de corrida, ainda com a pintura vermelha escura da Ducati e os autocolantes de patrocínio da Mission Winnow.
“As oportunidades de comprar uma genuína Ducati de fábrica de MotoGP com origem direta da Ducati Corse são incrivelmente raras”, disse Mark Bryan, responsável de motos da Iconic Auctioneers.“Com vitórias em Grandes Prémios e um segundo lugar no campeonato às mãos de Dovizioso, esta GP19 é uma moto de destaque na nossa venda no NEC Classic Motor Show e um ponto alto para qualquer coleção séria de Ducati.”
Esta moto em particular foi a “moto número um” favorita de Dovi nessa temporada, conquistando vitórias no Qatar e na Áustria, bem como pódios adicionais.
Foi comprada diretamente à Ducati Corse pelo atual proprietário após o fim do embargo de vendas em 2024 e vem com os seus componentes eletrónicos e motor de arranque originais, bem como carregador de bateria, capa protetora e cavaletes de paddock.

O seu motor V4 de 1000 cc gera, alegadamente, mais de 250 cv, com velocidades máximas acima dos 350 km/h.
Mantém também os seus garfos Öhlins invertidos de 48 mm, específicos para corrida, e os monstruosos discos de carbono Brembo de 340 mm – necessários para a desaceleração a velocidades tão elevadas em pistas de GP.
Esta não é a primeira vez que a Iconic vende uma moto Ducati de MotoGP em leilão, já antes leiloara com sucesso a GP03 de Loris Capirossi e a GP07, vencedora do título, de Casey Stoner, em 2024.
Estas foram vendidas por cerca de 200.000 e 400.000 libras, respetivamente, mas prevê-se que a mais recente GP19 atinja um valor muito mais elevado.
A Iconic já vendeu mais de 11.000 automóveis e motos, registando mais de 385 milhões de libras em vendas totais.
Embora seja improvável que alguém tenha uma moto de MotoGP guardada na garagem, a Iconic está agora a aceitar mais inscrições para o leilão das Midlands, com tudo, desde motos de corrida vintage a motos de estrada modernas, já confirmadas.