Um aniversário cheio de significado
Desde que Genichi Kawakami fundou a Yamaha Motor em 1955, a marca soube diversificar-se e cresceu, para se tornar uma das maiores corporações globais de veículos a motor.

Esse crescimento, baseado na excelência da engenharia e na qualidade de fabrico, bem como em avanços ousados na tecnologia dos seus motores, foi acompanhado e apoiado pelo sucesso em competição, que andou a par e passo com o sucesso comercial, desde os primeiros tempos com as corridas amadoras no Monte Fuji, até aos títulos das equipas profissionais de MotoGP 50 anos mais tarde.
Central à filosofia da marca, que celebrou no passado dia 1 de Julho os 70 anos da sua fundação, está o conceito de Kando, uma palavra japonesa para expressar a profunda satisfação e emoção que se sente quando se encontra algo de valor, qualidade e performance excecionais.

Curiosamente, a marca nunca perdeu a sua ligação à vocação original de fabrico de instrumentos musicais, usando muitos dos ensinamentos dessa área, por exemplo, no equilíbrio de frequências harmónicas no fabrico dos seus escapes e fluxos de gases nos seus motores.
Eventualmente, o fabrico estendeu-se a ATVs, veículos de TT de quatro rodas e, claro, a uma grande divisão náutica com barcos, motos de agua e motores fora de bordo.

A Yamaha opera fábricas em todo o mundo, em países como a França, Itália, Japão, EUA, Tailândia, Indonésia, China e Vietname, com centros de fabrico de diversos produtos, como motociclos, motores marítimos e instrumentos musicais.
Os principais locais incluem a sede na Prefeitura de Shizuoka, no Japão e Newnan, na Geórgia, nos EUA, que fabrica veículos de recreio, para lá de numerosas instalações no Sudeste Asiático que albergam as operações de fabrico e montagem.
Vamos ficar atentos aos 70 anos seguintes!