BMW Boxer Concept

By on 15 Junho, 2019

A cena custom alternativa do século XXI foi construída sobre uma paixão pelo estilo clássico. Mas ultimamente temos visto uma tendência para o futurismo, e esta criação da Auto Fabrica, que joga com ambos os conceitos, é um resultado final impressionante.

A “Type 18” é uma BMW R nineT que se situa sem remorsos no lado futurista do espectro estético. Foi encomendada pela BMW Motorrad para se apresentar no festival anual Wheels & Waves em Biarritz. Quando os irmãos Bujar e Gazmend Muharremi conseguiram o caderno de encargos para um boxer clássico da BMW, agarraram-se ao facto de que a BMW originalmente fabricava motores de avião. E enquanto eles afinaram o conceito, influências que iam da arquitetura geométrica ao design de aeronaves começaram a convergir.

“Fizemos uma pilha de trabalhos de design para esta moto que tentaram muitas direções diferentes”, dizem os irmãos “mas todas as ‘moto-conceito’ se parecem.” “Quando voámos originalmente para Munique para conhecer a equipa, eles não estavam à espera de ver qualquer trabalho de design – tudo aconteceu num curto espaço de tempo. Mas acabamos por levar uns esboços, bem como um modelo de design impresso em 3D, que a equipa da BMW adorou. ”

A Auto Fabrica começou com uma R NineT Scrambler de origem, e de seguida, cortou e mudou algumas partes de outros modelos NineT. Os tês e garfos invertidos vêm de uma R NineT Roadster, enquanto os poisa-pés e as rodas traseiras vêm de uma R NineT Racer.

As rodas da Racer têm a mesma aparência da Scrambler, mas vêm em 3,50 x 17” (frente) e 5,50 x 17” (traseira). “Achámos que o design de 5 raios era o mais limpo e melhor de qualquer das opções disponíveis”, dizem os irmãos.

A Auto Fabrica despachou os garfos para a empresa britânica de suspensão, Maxton, que os enviou de volta encurtados e com novos interiores. O amortecedor traseiro também é da Maxton – é uma unidade personalizada e até ostenta o logotipo da Auto Fabrica.

De acordo com Bujar e Gaz, a nova suspensão fez uma enorme diferença no comportamento. “É uma atualização incrível e não é apenas na aparência. O desempenho é fora deste mundo. ”

Mas a maioria das horas de mão de obra neste projeto foi para a intrigante nova carroceria da NineT. E se alguém suspeitasse que houve um pouco de inspiração num jato militar, estaria certo; os irmãos citam o Lockheed Martin F-22 Raptor entre as suas referências.

Apesar da aparência futurista, a maior parte do que se vê foi feito à mão a partir de alumínio usando técnicas tradicionais. Isso inclui o depósito e cauda monocoque, os painéis laterais que passam sobre as cabeças dos cilindros e as várias seções que compõem a extremidade dianteira.

Embora a Auto Fabrica já tenha visualizado o design da Tipo 18, as formas finais evoluíram ainda mais quando passaram do conceito para o metal. “O amortecedor de direção era um item que nos fez rever o topo do motor”, explicam eles “já que originalmente chegava até à frente dos garfos”.

“Isso realmente funcionou pelo melhor, já que a partir daí, a moto adotou uma abordagem de design ligeiramente diferente ”.

“A fragmentação da carenagem e das capas de lâminas aerodinâmicas não só dá à moto um nível de interesse dum ponto de vista de estilo, mas também torna a postura da moto mais baixa e mais elegante – que é o que buscávamos. Esses painéis adicionados permitiram-nos realmente impulsionar a nossa criatividade ”.

À medida que o projeto avançava, a Auto Fabrica começou a imaginar maneiras de fazer as seções laterais intercambiáveis ​​- uma ideia que planeiam explorar mais.

“A ideia de ter algumas opções que os clientes podem comprar e mudar realmente atrai-nos”, dizem eles. “Queremos que eles coloquem essas capas na parede como obras de arte ou esculturas, com cicatrizes de batalha reunidas ao longo dos anos.”

Acabar com a carroceria significava recorrer a técnicas de escultura mais avançadas. A Auto Fabrica utilizou impressão 3D para a capa do farol, o invólucro do farolim traseiro e as lâminas que seguram os comutadores dianteiros.

O farolim em si é feito de um par de lâminas de acrílico, com poderosos LEDs atrás deles (ele também funciona como um par de piscas). A Auto Fabrica usou o mesmo conceito para os piscas da frente – escolhendo transformá-los num recurso de design, em vez de escondê-los.

Esses são os recursos atraentes, mas há muitos pequenos detalhes a ser abordados também. Como o tampão de gasolina cuidadosamente recuado, a seção de corte onde o depósito flui para a cauda, ​​e o assento em Alcantara com seu distintivo chique ‘A’.

Sob o capot, o quadro e o subquadro foram subtilmente depurados e aparados.

A Tipo 18 também usa avanços e punhos da Renthal e uma série de peças de acessórios opcionais da Opção 719 da BMW – incluindo as tampas das válvulas, a placa dianteira do motor, os pedais e as tampas dos reservatórios de fluido de travão. O velocímetro é o de origem, mas ganhou um novo rosto da equipa da Gauge Instruments.

A Auto Fabrica acabou a R NineT com um conjunto dos seus escapes exclusivos recurvados, terminando num par de megafones estreitos. O sistema foi feito à mão em aço inoxidável e acabado em Cerakote preto fosco.

A Tipo 18 é ao mesmo tempo ameaçadora e fascinante. Bujar e Gaz claramente têm uma imaginação vívida – mas também têm a habilidade de passar do conceito à realidade. Tal como acontece com todas as suas construções, a Auto Fabrica vai aceitar encomendas limitadas da Tipo 18. Com alguma sorte, vamos ver mais algumas evoluções da espécie.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!