A nova e impressionante CFMoto 750SR-S de quatro cilindros pretende ser uma moto versátil ao estilo VFR

As marcas chinesas deram um grande salto nos últimos anos, notavelmente a CFMoto, que começou por fabricar vários modelos de marcas europeias e se demarcou desde logo pela qualidade de acabamento quando começou a lançar a sua própria gama.
A sua 675SR-R de três cilindros já impressionava, mas agora, a empresa foi mais longe, lançando a 750SR-S de quatro cilindros em linha.

Apesar de possuir o primeiro motor de quatro cilindros de grande cilindrada da CFMoto, não é propriamente a rival das Supersport japonesas que o seu estilo agressivo poderia sugerir.
Em vez disso, a CFMoto diz que “SR-S” significa “virada para a estrada”, enquanto os modelos “SR-R” têm um foco mais desportivo.
Assim, a nova 750SR-S assume um papel polivalente, que faz lembrar as antigas Honda VFR.

O seu desempenho também está ao mesmo nível da VFR, com 110 cv às 10.250 rpm, e um motor que é essencialmente um derivado de quatro cilindros de curso curto do motor de três cilindros da 675SR-R.
Combinados com 43 Nm de binário às 9.000 rpm, os números são quase idênticos aos da geração final da Honda, que foi descontinuada em 2021.

Outras semelhanças incluem a utilização de um monobraço oscilante e aletas de duplo nível que, segundo a marca, criam 3 kg de força descendente em velocidade.
A suspensão KYB é totalmente ajustável, com garfos invertidos de 43 mm e um amortecedor traseiro a gás, além de um amortecedor de direção ajustável em 20 posições de série.

Os garfos, com uma inclinação de 24,5 graus, ligam a uma estrutura de aço tubular enquanto o robusto monobraço é de alumínio fundido.
Os travões são Brembo M4.32 monobloco de quatro pistões, com um Brembo traseiro de pistão duplo.

O equipamento de série inclui ABS em curva e controlo de tração sensível à inclinação, graças a uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos que também ativa os faróis em curva.
Além disso, os faróis acendem-se automaticamente quando escurece e os comutadores autocancelam-se.

Existe um quickshifter apenas para cima, e o grande painel TFT de 6,2 polegadas inclui leituras de pressão dos pneus, tempos por volta e um visor de ângulo de inclinação. Um sistema T-Box opcional acrescenta a capacidade de projetar o Google Maps do seu telemóvel no painel de instrumentos, bem como registar detalhes de viagens e rotas.

A CFMoto também possui um sistema de desbloqueio de quatro vias sem chave física, incluindo Bluetooth e segurança baseada em aplicações para desbloquear e ligar a moto.
O bloqueio da direção, o assento e o depósito de combustível são todos eletrónicos – eliminando a necessidade de uma chave física.

Lançada inicialmente na China, a 750SR-S poderá tornar-se um modelo global e provavelmente fará a sua estreia na Europa em feiras internacionais ainda este ano. Para já, é uma ponte entre a 675SR-R de três cilindros e a futura superbike V4 de 200 cv, que a CFMoto já exibiu com um concept.