“A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, agora até 11 de Janeiro

Fotos Joel Araújo e Pedro Vieira
A exposição “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, patente no Museu do Caramulo, e que tinha como data de encerramento o passado Domingo, foi prolongada até 11 de Janeiro de 2026.
A contínua procura, tanto por visitantes particulares como por escolas, pela exposição, que já recebeu mais de 25 mil pessoas desde a sua inauguração em Agosto, justificou esta extensão por parte do museu, permitindo assim uma última oportunidade para quem ainda não a visitou.

Assinalando os 80 anos sobre o fim do maior conflito da Humanidade, esta exposição inédita apresenta pela primeira vez uma coleção reunida ao longo de mais de duas décadas, composta por quase quarenta veículos militares originais de ambos os lados do conflito, acompanhados por centenas de artefactos de época que evocam histórias de coragem, engenho e resistência.

Distribuída por mais de 1500 metros quadrados e ocupando dois edifícios, a mostra propõe um percurso imersivo que recria os diversos teatros de operações da Segunda Guerra Mundial. Entre os veículos em destaque encontram-se tanques, blindados de lagartas, viaturas de comando, transporte de tropas e equipamento, bem como uma notável variedade de motociclos, bicicletas e modelos menos convencionais, como um Volkswagen anfíbio e uma raríssima motocicleta Kettenrad com lagartas. A experiência é enriquecida por um módulo de Realidade Virtual desenvolvido de raiz, que transporta o visitante diretamente para o coração da história.
Com o apoio do Ministério da Cultura, do BPI | Fundação La Caixa, da Câmara Municipal de Tondela e do Canal HISTÓRIA, a exposição pode ser visitada diariamente até ao 11 de Janeiro, no Museu do Caramulo.