É um estilo de silhueta arrojada, rebaixada e dinâmica que define as novas naked Z

“Sugomi” é uma filosofia de design japonesa que descreve o conceito fundamental por detrás da estética e sensação de condução das Z Supernakeds da Kawasaki, introduzidas pela primeira vez na Z1000 de 2014 e transmitida aos modelos Z subsequentes.
A Z1100, por exemplo, inclui faróis LED de aspeto imponente e um novo formato de carenagem inferior com aletas que contribuem para a imagem agressiva da Z Sugomi.

Para os modelos Z1100, um quadro tubular duplo de alumínio altamente rígido, garfos SFF-BP e suspensão traseira horizontal são a essência de ambas, enquanto, além disso, pinças monobloco combinam com grandes discos de travão de 310 mm na Z1100 para criar uma resposta precisa e direta aos comandos do piloto, tornando cada acelerada uma experiência visceral.

O modelo SE da Z1100 conta com travões e discos Brembo com pinças monobloco de montagem radial, bem como linhas de travão em malha de aço e um garfo invertido e amortecedor traseiro Öhlins S46, proporcionando uma sensação de suavidade e ajuste através do ajuste remoto da pré-carga.
Os pneus para 2026 são Sportmax Q5A da Dunlop.
A visão do condutor em ambas as máquinas é dominada pela instrumentação TFT a cores totalmente digital de 5”.

Esta conta com navegação curva a curva e conectividade integrada com o smartphone, facilitando as funções através da aplicação Rideology App Motorcycle da Kawasaki, incluindo tecnologia de comando de voz.
Os auxílios eletrónicos ao piloto são abundantes na Z1100 e na Z1100 SE. As novas Válvulas Eletrónicas de Aceleração (ETV) proporcionam um controlo do motor mais preciso e reativo, permitindo o cruise control, além da mais recente caixa rápida KQS de dupla direção.

Uma IMU – com 6 graus de liberdade (DOF) – facilita outras tecnologias de apoio ao piloto, como a Gestão de Curvas KCMF, o Controlo de Tração KTRC, a Travagem Integrada KIBS, e os Modos de Potência selecionáveis.
Depois, há os Modos de Pilotagem Integrados que incluem Desporto, Estrada, Chuva e Piloto (Manual).
No coração destas novas máquinas Z está um potente motor de quatro cilindros em linha de 1.099 cc e 100 kW (136 cv) com admissões otimizadas, utilizando a maior capacidade para melhor resposta a baixa e média rotação. E proporcionando um binário máximo de 11,5 Kg/m, com uma impressionante economia de combustível.

Os perfis das árvore de cames, as molas das válvulas e até os pistões foram revistos e cada relação de transmissão final foi otimizada, com 5ª e 6ª velocidades ainda mais longas do que os modelos Z da classe de litro anteriores.
A massa do volante é maior, aliada a um curso 3 mm mais longo do que o anterior modelo Z1000. Das médias a altas rotações, os condutores irão desfrutar do forte desempenho e da resposta precisa do acelerador, características da família Z.

O sistema de escape possui um arranjo 4-2-1 para pré-câmara e saída em 1, contribuindo para o visual agressivo e a leveza da Z1100.
Além disso, um novo pacote ergonómico abrange uma posição atualizada do guiador, agora 22 mm mais largo e 13 mm mais à frente, proporcionando uma melhor resposta aos comandos do condutor, tornando a condução mais leve e precisa em todas as gamas de velocidade, para uma moto com características controláveis.

Ocupando orgulhosamente o seu lugar na dominante família Z Supernaked para 2026, as novas Z1100 e Z1100 SE prometem dar continuidade ao estatuto lendário desta distinta linha de modelos e recompensar os fãs da categoria com um cocktail característico de emoção visceral e refinados sistemas de assistência ao condutor.
Bem-vindos a um novo despertar Z com “Sugomi”.