Estamos prestes a conhecer a nova versão da grande trail de Akashi
Um ano depois de a Kawasaki ter começado a promover o seu mais recente modelo KLE, a moto – que se acredita irá ser uma 500 – está a poucos dias de ser revelada.
Bem, já sabemos o que vamos fazer na sexta-feira: estar atentos à revelação do novo modelo da Kawasaki KLE. A Kawasaki definiu a data para a apresentação da moto e, embora já tivéssemos previsto uma apresentação na EICMA, descobrimos que a moto será revelada mais cedo.

Um novo vídeo teaser agora divulgado nalguns mercados oferece uma visão um pouco mais clara do próximo modelo. A marca verde lima ainda não partilha a cilindrada, mas a maioria dos observadores da indústria presume que a nova moto se enquadrará no segmento de licença A2/500cc.
Se for esse o caso, seria de supor que a KLE500 seja alimentada pelo mesmo motor bicilíndrico paralelo de 451 cc que está no coração da cruiser Eliminator 500 e da Ninja 500 da Kawasaki. Em ambos os casos, o motor promete 45 cv e 4,2 kgfm de binário, compatíveis com a A2.
Além de anunciar a data de lançamento para 24 de outubro, o mais recente vídeo também nos dá uma melhor ideia de como será realmente a moto. Uma silhueta mostra uma moto com uma postura robusta e vocacionada para o todo-o-terreno — que parece estar equipada com uma roda dianteira de 21 polegadas.
Isto sugere que a Kawasaki está ansiosa por regressar a um segmento das motos de aventura que tem sido amplamente ignorado nas últimas duas décadas. A icónica KLR650 monocilíndrica ainda é elogiada pelos entusiastas de motos desportivas duplas nos Estados Unidos e na Austrália, mas não é vendida na Europa desde 2002. E nessa altura, a KLE500 era um pouco mais virada para uso em asfalto. Severamente criticada pela domunicação social, foi rapidamente substituída pela KLE650 – mais conhecida por Versys 650 – uma moto digna de todo o tipo de elogios, mas claramente, não o tipo de moto que se usaria para explorar áreas verdes.
Esta nova KLE parece ser a tentativa da Kawasaki de corrigir as coisas, oferecendo uma máquina que – pelo menos em silhueta – transmite certas vibrações estilo Yamaha Ténéré 700. Entretanto, a revelação de sexta-feira pode ser mais cedo do que esperávamos, mas na verdade é bastante tarde, se considerarmos o facto de que esta é quase certamente a máquina que estava a ser mostrada no ano passado na EICMA e na Motorcycle Live.
A mensagem neste último vídeo (e no que apareceu no início deste mês) é a mesma que se vê no stand da Kawasaki em ambos os eventos de moto em 2024. Um expositor exibia um pneu todo-o-terreno numa roda raiada (com um único disco de travão) a sair de uma caixa, e as palavras “A vida é um rali” e “KLE”.
Não sabemos porque é que a Kawasaki demorou um ano inteiro a revelar esta moto, mas agora que faltam apenas alguns dias para ser revelada, estamos bastante entusiasmados.
















